Com uma população de pouco mais de 4 mil moradores, a cidade de Gonçalves, no Sul de Minas, acabou ganhando os noticiários no último fim de semana após a morte da atriz, roteirista e escritora Fernanda Young, de 49 anos, que teve uma crise de asma quando estava em seu sítio, na zona rural do município. Ela foi socorrida para o hospital mais próximo, em Paraisópolis, na mesma região, por uma ambulância da cidade que, por estar em esquema de plantão, contava apenas com um motorista, sem paramédicos. 

A informação foi confirmada ao Hoje em Dia por José Donizetti, secretário de Saúde da pequena cidade. Ele conta que, de segunda a sexta-feira, a cidade conta apenas com uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que funciona de 9h às 18h, e que tem um médico. "No fim de semana temos apenas o motorista mesmo. Se o caso for grave, a orientação que a gente dá para a população é que deve-se acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que vem de Paraisópolis", explica. 

A cidade vizinha, onde também fica o Hospital Frei Caetano, referência da região, está localizada a cerca de 27 quilômetros do sítio onde a atriz passou mal, gastando cerca de meia hora de viagem entre os dois municípios. 

Ainda de acordo com Donizetti, Fernanda Young começou a se sentir mal ainda durante o dia, no último sábado (24). "Ela foi na farmácia, comprou alguns remédios. Mas, por volta de 1h de domingo (25), a família acionou a nossa ambulância. O motorista foi imediatamente e, quando viu que o estado era grave, levou ela rapidamente até Paraisópolis", completa. 

A atriz deu entrada na unidade saúde ainda com vida, por volta de 1h45. Cerca de uma hora depois a morte foi confirmada pelos profissionais do hospital. "Os médicos tentaram reanimá-la, mas infelizmente não foi possível", lamentou Donizetti. 

A Prefeitura de Gonçalves divulgou uma nota tratando sobre o assunto. Leia o texto na íntegra: 

"A Prefeitura Municipal de Gonçalves informa, que o município tem a responsabilidade de transportar pacientes em ambulância de forma eletiva. Os atendimentos de urgência e emergência, cujo casos sejam mais graves, o município possui um convênio firmado com o CISSUL/SAMU e assim, esses casos mais urgentes e emergentes são de responsabilidade do SAMU, como é realizado nesta região do Sul de Minas. 

O município de Gonçalves, como qualquer outro município pequeno de nossa região, passa por graves problemas financeiros, e se redobra a cada dia para prestar serviços públicos de qualidade à população. Por fim, é indispensável que seja ressaltado por todos os veículos de comunicação em apego à realidade dos fatos, que a senhora Fernanda Young foi socorrida pelo município de Gonçalves, levada ao Hospital Frei Caetano em Paraisópolis com vida, sendo lá devidamente atendida. Contudo por motivos de sua própria condição de saúde veio a óbito. 

Desta forma, imputar responsabilidade ao município de Gonçalves pela morte da atriz e roteirista é uma irresponsabilidade tamanha, que deveria ser repensada por qualquer pessoa ou veículo de comunicação, que tem responsabilidade com os fatos e respeito com seu leitor, telespectador ou ouvinte"

Cidade estuda melhoria no serviço

Conforme José Donizetti, após a repercussão do caso, a Prefeitura de Gonçalves já estuda a possibilidade de implantar um técnico em saúde de plantão, para acompanhar o motorista da ambulância nestes atendimentos.

"Médico é muito difícil de colocar, pois sairia muito caro para o município. A cidade já está com dificuldade para manter o pouco que tem, seria um gasto muito grande", pontuou o secretário. 

A obra

Fernanda Young foi roteirista das séries de grande sucesso na Globo, "A comédia da vida privada" e "Normais", e autora de livros como "Dores do amor romântico" e "O pau". Além disso, ela entraria em cartaz no 12 de setembro com a peça "Ainda nada de novo", em São Paulo, contracenando com a atriz Fernanda Nobre.

A atriz foi enterrada na tarde deste domingo em São Paulo. Ela deixa marido e quatro filhos.

Leia mais:
Morte de atriz reacende alerta: asma pode surgir na vida adulta com sintomas diferentes
Filha de Fernanda Young faz homenagem à mãe: 'minha maior inspiração'
Fernanda Young fez história na televisão com séries como 'Os Normais'
Famosos lamentam morte de Fernanda Young nas redes; 'Dê um beijo em Deus por mim', diz Fábio de Melo
'Estou longe de encerrar minha jornada nessa orbe', escreveu Fernanda Young dois dias antes da morte
Fernanda Young morre aos 49 anos neste domingo