Uma das grandes tradições italianas animou, neste domingo (15), mais uma edição da Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte, que acontece na Savassi, na região Centro-Sul da capital. O “Tombo da Polenta”, receita que servida, gratuitamente, ao público, com carne e queijo, foi finalizado na frente dos espectadores. Foram 300 quilos do alimento!

De acordo com Franklin Duarte, parceiro da Associação de Cultura Ítalo-brasileira (Acibra), a prática se refere à época em que as nonas italianas preparavam grande quantidade de polenta para servir à toda a família. Veja o vídeo:

Outra atração do evento é a pisa da uva. Segundo o italiano Nino Bellini, presidente da Acibra, o líquido da pisa era reservado para dar continuidade ao processo de produção do vinho.

“Poucas pessoas aqui conhecem o processo, mas para nós, na nossa infância na Itália, é comum. A gente pulava em tonéis de uva para ajudar a vinícola. Era tudo no pé, não era nem na mão”, contou. Segundo ele, as crianças ficavam 40 minutos em tonéis de dois metros de altura. 

A festa italiana ocorre na avenida Getúlio Vargas e, segundo os organizadores, são esperadas mais de 40 mil pessoas até às 20h deste domingo. A entrada é gratuita mediante doação de 1kg de alimento.