Em primeiro programa eleitoral gratuito, candidatos se apresentam à população de BH

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
09/10/2020 às 13:45.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:45
Propaganda será veiculada até 28 de outubro (Arquivo Agência Brasil)

Propaganda será veiculada até 28 de outubro (Arquivo Agência Brasil)

Dos 15 candidatos a prefeito de Belo Horizonte, dez participaram da propaganda eleitoral gratuita, que teve início nesta sexta-feira (9) em canais de rádio e televisão. Neste primeiro programa, os candidatos procuraram fazer uma apresentação para a população de suas personalidades e currículos, cada um à sua maneira.

Como o tempo na TV é muito pequeno, muitos preferiram chamar a atenção para os endereços eletrônicos de suas campanhas, para que o eleitor possa buscar mais informações na internet.

O prefeito Alexandre Kalil (PSD), com o segundo maior tempo de programa, relembrou a eleição de 2016 e reforçou que não irá prometer o que não é possível fazer. Disse também que prevê ataques dos adversários ao longo da campanha.

Já João Vitor Xavier (Cidadania), que tem o maior tempo na propaganda eleitoral gratuita, abriu o programa relembrando o trabalho realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), focando na aprovação de seu projeto “Mar de Lama Nunca Mais”, que impôs regras mais rígidas para o setor minerário.

Dois candidatos usaram os poucos segundos de programa para se mostrarem como defensores de valores cristãos tradicionais: Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) e Lafayette Andrada (Republicanos). Já Marcelo Souza e Silva (Patriota) se apresentou como um líder lojista.

Luisa Barreto (PSDB) fez um apanhado de seu currículo como gestora no setor público, especialmente como secretária-adjunta de Planejamento e Gestão de Romeu Zema. O governador, por sinal, apareceu neste primeiro programa, mostrando apoio a Rodrigo Paiva (Novo).

Áurea Carolina (Psol) relembrou que foi a vereadora mais bem votada em BH em 2016 e sua ida para a Câmara de Deputados em 2018, enquanto Wadson Ribeiro (PCdoB) fez questão de reforçar seu posicionamento de esquerda.

Nilmário Miranda (PT) encerrou a propaganda eleitoral gratuita da tarde desta sexta-feira com uma proposta mais lúdica, relembrando um pouco a história de luta política da população da capital.

Fabiano Cazeca (PROS) poderia ter exibido programa neste primeiro dia, mas o partido não enviou o material para ser veiculado. Os outros quatro candidatos não puderam aparecer na propaganda porque seus partidos não têm representação necessária no Congresso Nacional (conforme a Emenda Constitucional nº 97/2017).

Os programas serão exibidos até dia 12 de novembro. Apenas os candidatos a prefeito terão direito aos programas em blocos, que serão veiculados em dois períodos de 10 minutos cada. No rádio, a transmissão acontecerá das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, a exibição será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por