Em Valadares, entidades discutem comissão pró atingidos por barragem

Da redação
17/01/2019 às 21:20.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:05

Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, recebeu, na noite desta quinta-feira (17), reunião pública para consolidação da comissão de atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão na região, que inclui, além dos municípios de Valadares e Alpercata, os distritos de São Vítor, Baguari e Ilha Brava. O encontro foi promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Fundo Brasil de Direitos Humanos. 

Foi apresentada, também, uma lista de assessorias técnicas credenciadas para o território. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) também estiveram presentes.

De acordo com o MPF, desde o segundo semestre de 2018, o Fundo Brasil de Direitos Humanos vem realizando reuniões informativas em todo o território de Governador Valadares para organização dos atingidos em comissões, que ficarão responsáveis por mobilizar a comunidade para o processo de escolha da entidade sem fins lucrativos que lhes prestará assessoria técnica.

O passo seguinte, previsto para o próximo mês, é a realização de uma segunda reunião pública para escolha definitiva da assessoria técnica. A entidade escolhida deverá garantir a todas as pessoas atingidas o acesso à informação, fornecendo orientações técnicas e espaços de construção de propostas coletivas para uma reparação justa, satisfatória e integral dos danos provocados pelo rompimento da Barragem de Fundão, ocorrido em novembro de 2015. 

(Com Ministério Público Federal)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por