Enem 2019: 'democratização do acesso ao cinema no Brasil' é o tema da redação

Rosiane Cunha
03/11/2019 às 14:31.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:31
 (FLAVIO TAVARES/ARQUIVO HOJE EM DI)

(FLAVIO TAVARES/ARQUIVO HOJE EM DI)

O anúncio foi feito pelo https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/ministro-da-educa%C3%A7%C3%A3o-visita-centro-de-controle-e-seguran%C3%A7a-do-enem-1.754291, pelo Twitter, diretamente de um colégio militar em Palmas (TO). Somente após a publicação de Weintraub o tema foi divulgado nas redes do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como tem sido feito nos últimos anos.

Direto de Palmas, no Tocantins, divulgo o TEMA DA REDAÇÃO: Democratização do acesso ao cinema no Brasil pic.twitter.com/Kb7Vi9eS3i— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) 3 de novembro de 2019

De acordo com o Inep, a redação precisa ter até 30 linhas com um texto fundamentado em explicações e argumentos.

Na avaliação do coordenador do Pré-Enem Promove, professor José Eustáquio Simões, o tema vai dificultar um pouco os parâmetros de avaliação do conhecimento dos alunos. "Limitou muito e boa parte dos 5 milhões de candidatos não tem acesso a esse tipo de  diversão. Eu acredito que eles vão encontrar dificuldade", ponderou.

Outro ponto e a questão das salas de cinema e da arte que disponível em  plataformas como a Netflix. "Não é um tema que permite ao estudante desenvolver uma boa redação, mas os mais articulados e preparados vão conseguir falar. Na minha época o cinema era democrático, tinha nos bairros e a gente podia ir com pouco dinheiro. Hoje os cinemas são em shoppings e a maioria não tem acesso porque é caro. A maioria vai ter dificuldade por causa dos parâmetros de comparação, explicou Simões. 

​A prova deste ano é a primeira  do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).  O exame começou às 13h30. 

Nos dias 3 e 10 de novembro, pouco mais de 5 milhões de estudantes – o menor número de inscritos desde 2010 – serão submetidos à prova, que é o passaporte para todas as universidades federais do país – além de algumas instituições estaduais e no exterior, como é o caso da Universidade de Coimbra, em Portugal.

https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/educa%C3%A7%C3%A3o/meio-milh%C3%A3o-de-mineiros-fazem-provas-do-enem-neste-domingo-confira-o-roteiro-do-candidato-1.754047, foram 534.646 inscritos, que devem fazer as provas em 188 cidades, totalizando 972 locais. Na capital foram registrados 87.368 inscritos. 


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por