A Polícia Civil (PC) investiga o envenenamento de nove gatos de uma casa do bairro Padre Eustáquio, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O crime foi registrado na noite do último dia 2 de maio, quando a dona dos animais encontrou os felinos já mortos em um corredor existente entre dois imóveis da rua Coronel José Benjamin. 

O Hoje em Dia conversou com a filha da dona do imóvel, de 30 anos, que contou que a ela e a mãe são protetoras dos animais e, por isso, têm vários gatos em casa, que elas cuidam até que um adotante seja localizado.

"Além dos gatos da minha mãe, tem alguns de rua que ela coloca comida, cuida até conseguirmos alguém para adotar. Acontece que eles transitam durante a noite entre a nossa casa e esse corredor que é comum com com um bar. Jogaram o veneno lá e todos que comeram morreram", lembra. 

Quando acharam os animais mortos, as protetoras perceberam que o cadeado do portão deste corredor estava arrombado e foi trocado por outro.

"Temos algumas suspeitas, mas não temos como provar. A câmera de segurança de um dos vizinhos não está funcionando. Já fizeram ameaças, falaram que jogariam rojão, sumir com os gatos. Quem os matou, fez isso de madrugada, que é o horário que eles ficam neste corredor", conta a mulher. 

Imediatamente após constatarem as mortes, mãe e filha acionaram a Polícia Militar (PM), que registrou um Boletim de Ocorrência pelo crime de maus-tratos aos animais, que tem pena prevista de 3 meses a 1 ano de detenção. Um projeto de lei que é analisado na Câmara prevê o aumento da pena para 1 a 4 anos de detenção. 

"Agora nós temos que aguardar um laudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para provar que se tratou de envenenamento. A previsão é que fique pronto dentro de 30 dias", completa.

Enquanto isso, o caso já é investigado pela 2ª Delegacia da PC Noroeste.

Leia mais:
Cadela é resgatada em Patos de Minas após vídeo flagrar agressões de dono
Carrefour vai pagar R$ 1 milhão pela morte de cão em loja de Osasco
Dois homens são presos em Iraí de Minas por matar um cachorro a tiros