Escolha dos alimentos e de onde comprá-los tranquiliza

Luisana Gontijo
lgontijo@hojeemdia.com.br
02/03/2020 às 09:39.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:48

A alimentação exige cuidado especial nesta estação de temperaturas mais altas. O ideal é procurar consumir alimentos mais leves e naturais, como frutas e castanhas, e evitar os ultraprocessados. A nutricionista Mayara Alvarenga ressalta que é mais comum a contaminação dos alimentos no verão, por causa do calor. Neste período, define, os alimentos se contaminam com mais facilidade e em menos tempo.

A dica da nutricionista é fazer uma refeição principal mais balanceada em casa, antes de sair, incluindo uma fonte de carboidrato, proteína e lipídio (presente nas carnes vermelhas e brancas, nos ovos, no leite e derivado, entre outros). Dessa forma, quando estiver na rua, a pessoa evitará ficar beliscando e comendo em lugares inadequados. É importante tentar não trocar as principais refeições por sanduíches, pasteis e salgados, por exemplo. 

A infectologista Carolina C. Ponzi chama a atenção, especialmente, de quem viaja para lugares no litoral. “As pessoas acabam comprando alimentos de ambulantes na praia ou em barzinhos e restaurantes que não têm conservação alimentar adequada. É comum o aumento de casos de intoxicação alimentar e há muita infecção gastrointestinal bacteriana nesta época”. 

A médica pondera ainda que, dependendo de para onde as pessoas viajam, há lugares em que a população se multiplica e a infraestrutura sanitária não é adequada. “Assim, acabam aumentando os casos de hepatite A, de transmissão oral-fecal, por falta de tratamento de água e esgoto, entre outras coisas”.

Para evitar o risco de ingerir alimentos contaminados na praia, Mayara Alvarenga recomenda levar a própria comida. As frutas podem ser higienizadas em casa. Castanhas e frutas secas, que dispensam refrigeração, são muito bem-vindas ao cardápio. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por