Até o dia 31 de janeiro, o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) oferecerá ao público uma programação especial para o período de férias.

As atividades são gratuitas e as oficinas acessíveis em libras, que fazem parte do Projeto “Quinta com Libras”, são destaque na programação.

O objetivo das atividades é aproximar pessoas que estudam ou são fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras), transformando o museu em um local de trocas e de encontros, mais acessível a todos.

Para além dessas oficinas, atividades desenvolvidas pelos núcleos de astronomia e de ações educativas do museu também serão oferecidas, preenchendo o museu com música, desenhos, teatro, jogos, ciência e história.

Confira a programação completa abaixo:

Oficina “Dinosauria”
05, 06 e 07 de janeiro, às 14h
Estimativa de duração: 2 horas
Classificação indicativa: crianças de 6 a 13 anos
Número de vagas: 20 pessoas
Esta oficina tem por interesse mostrar às crianças de forma lúdica curiosidades sobre os dinossauros, levando até elas uma série de recentes achados históricos sobre este grupo de animais e desmistificando ideias colocadas pela mídia em geral. Para participar da oficina, os interessados devem retirar senha na recepção do museu, a partir de 1h antes do início da atividade.

Oficina “Fases da Lua”
7 a 31 de janeiro aos domingos, terças e quintas-feiras, às 13h
Duração: 30 minutos
Classificação indicativa: a partir de 8 anos de idade
Número de vagas: 20 vagas para cada turma
Elaborada pelo professor Francisco Prado Borja, a oficina visa ensinar os participantes a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e hora, descobrir quando a Lua nasce e se põe, entender suas fases e o porquê da ocorrência de eclipses lunares. Ofertada pela primeira vez no Espaço do Conhecimento UFMG, a oficina será ministrada pela equipe de astronomia do museu e utilizará de modelos construídos em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos. Para participar da oficina, os interessados devem retirar senha na recepção do museu, a partir de 1h antes do início da atividade.

Oficina “Sistema Solar em Escala”
7 a 31 de janeiro aos sábados, quartas e sextas-feiras, às 13h.
Duração: 40 minutos
Classificação indicativa: a partir de 8 anos de idade
Número de vagas: : 20 vagas para cada turma
É possível representar o diâmetro dos planetas e suas respectivas distâncias em relação ao Sol em uma mesma escala. Durante um passeio pelo 5º andar do Espaço do Conhecimento, vamos conversar sobre as características do Sistema Solar de forma lúdica e interativa. A construção e a visualização dessa representação possibilitam um aprendizado diferenciado, pois trabalha com a noção de espaço, destacando a influência de distâncias e tamanhos nas características do Sistema Solar. Para participar da oficina, os interessados devem retirar senha na recepção do museu, a partir de 1h antes do início da atividade.

Teatro com Libras (Parte do Projeto “Quinta com Libras”)
07 de janeiro, às 19h
Duração: 2 horas
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: 15 pessoas
Nome do ministrante: Dinalva Andrade
Oficina de expressão facial e corporal que visa promover momentos de descontração, utilizando jogos teatrais para o desenvolvimento da expressividade. As inscrições e obtenção de informações podem ser realizadas pelo e-mail quintacomlibras@gmail.com, porém, havendo vagas, não há impedimento à entrada de público interessado sem inscrição prévia.

Jogos Africanos
07, 08 e 09 de janeiro, às 15h
Duração: 2 horas
Classificação indicativa: Livre. Indicado especialmente para o público infantil
Número de vagas: 15 a 20 pessoas
Nesta atividade serão apresentados jogos diversos de origem africana. A oficina visa promover a cultura africana em sua diversidade, levando em consideração sua grande influência na cultura brasileira. Para participar da oficina, os interessados devem retirar senha na recepção do museu, a partir de 1h antes do início da atividade.

Oficina “Black Soul Music”
14, 15 e 16 de janeiro, às 15h
Estimativa de duração: 1 hora
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: Livre
A intenção dessa atividade será integrar a pluralidade cultural do Brasil e, especificamente, de Belo Horizonte, com o movimento do Quarteirão do Soul, sediado na Praça 7 e no Viaduto Santa Tereza, nos finais de semana. Esperamos despertar no público o “comichão” para o começo da dança – algo livre, inerente ao nosso ser, seguindo apenas nossos instintos e a vontade de nosso corpo, após escutar a musicalidade presente nesse ritmo de Black Soul Music.

Astronomia com Libras (Parte do Projeto “Quinta com Libras”)
14 de janeiro, às 18h30
Duração: 1 hora
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: 15 pessoas
Nome do ministrante: Rafaela Castilho
A proposta da oficina é explorar a origem mitológica por trás da nomenclatura astronômica dos planetas que compõem nosso sistema solar, compreender um pouco sobre a linha de pensamento a respeito da composição e surgimento do universo e explorar a escala do nosso sistema solar através de uma dinâmica de grupo. As inscrições e obtenção de informações podem ser realizadas pelo e-mail quintacomlibras@gmail.com, porém, havendo vagas, não há impedimento à entrada de público interessado sem inscrição prévia.

Oficina “(Re)desenhando o Espaço do Conhecimento”
17 a 31 de janeiro, das 10h às 17h
Classificação indicativa: Livre
A proposta da oficina é dar a oportunidade para que os visitantes registrem, em grandes papéis presos ao chão, algo que marcou a experiência da visita ao Espaço do Conhecimento UFMG por meio de recados, desenhos, poesias. De forma lúdica, busca brincar com as possibilidades que o Espaço oferece e registrar também outras ideias sobre o que as pessoas gostariam ou imaginam encontrar em um espaço de divulgação científico-cultural.

Músicas nas Cosmogonias
20, 22 e 23 de janeiro, após a sessão das 15h do Planetário
Duração: 1hora
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: Livre
A atividade tem como objetivo apresentar aos visitantes o que o cancioneiro brasileiro produziu em termos musicais e que se relacionem com as cosmogonias. Apresentar canções que tenham em seus ritmos e construção relação com a produção cultural de cada povo ou ainda canções que valorizem ou contem sobre estes povos.

Oficina “Desenho Cego” (Parte do Projeto “Quinta com Libras”)
21 de janeiro, às 19h
Duração: 1 hora
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: 15
Nome do ministrante: Jenifer Costa
A proposta da oficina é provocar as capacidades perceptivas e sensoriais dos participantes. Por meio de estímulos táteis, os participantes serão direcionados a representar em desenho as sensações e formas identificadas. As inscrições e obtenção de informações podem ser realizadas pelo e-mail quintacomlibras@gmail.com, porém, havendo vagas, não há impedimento à entrada de público interessado sem inscrição prévia.

Oficina “Desenhos de Monstros”
26 a 31 de janeiro, às 11h e 15 horas
Duração: 1 hora
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: 10 pessoas, por oficina
Um mediador descreve um animal real para o público a partir de uma foto que só ele (mediador) vê. O animal é descrito aos poucos e o público vai desenhando. Ao fim, compara-se os desenhos, discute-se a imprecisão e abertura criativa da zoologia (recheada de monstros) da época das Grandes Navegações e visitantes terão acesso também uma discussão sobre a sessão Mercatu Mundi, que explora as viagens marítimas do sec. XVI. Para participar da oficina, os interessados devem retirar senha na recepção do museu, a partir de 1h antes do início da atividade.

Música com Libras (Parte do Projeto “Quinta com Libras”)
28 de janeiro, às 19h.
Duração: 1hora e meia
Classificação indicativa: Livre
Número de vagas: 15
Nome do ministrante: Laura Gonzaga
A oficina pretende trabalhar a experimentação e o improviso musical usando estímulos visuais como sinais e cores. Em um primeiro momento, há a exploração dos instrumentos. No segundo momento, há o uso da linguagem do Soundpainting, em que a regente faz uso de sinais para conduzir a improvisação sonora em grupo. As inscrições e obtenção de informações podem ser realizadas pelo e-mail quintacomlibras@gmail.com, porém, havendo vagas, não há impedimento à entrada de público interessado sem inscrição prévia.