Essenciais, motoristas de ônibus e garis de BH comemoram vacinação e lembram do medo da Covid

Marina Proton (*)
mproton@hojeemdia.com.br
10/06/2021 às 09:27.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:08
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

A manhã desta quinta-feira (10) foi especial para motoristas e cobradores de ônibus, trabalhadores da limpeza urbana, metroviários e ferroviários de Belo Horizonte. Com o fim da espera, o grupo começou a ser vacinado contra a Covid-19 na capital. A meta da prefeitura é imunizar cerca de 10 mil pessoas. 

Em BH, a campanha para estes profissionais ocorre até 16h em postos fixos, extras e em pontos de drive-thru. Os endereços podem ser vistos aqui.              

Nesta manhã, o Hoje em Dia esteve no Centro de Saúde Carlos Chagas e registrou movimentação tranquila (confira no vídeo abaixo). No local, quem recebeu a primeira dose não escondeu a alegria e emoção. 

“Mais tranquilo. A gente fica mais aliviado um pouco, mas vai ser melhor quando tomar a segunda dose. Que Deus permita que essa doença suma para ser bom para todo mundo”, contou Adão Gomes Dias, de 50 anos, que há 25 trabalha como gari.

A imunização começa a reduzir o “medo” do vírus, contou o motorista de ônibus, José Garcia, que aproveitou as primeiras horas do dia para garantir a vacina. “Não é um alívio por completo, pois é preciso continuar com a proteção, mas estou 50% mais tranquilo. Nos ônibus, há muita aglomeração, é muita gente nos horários de pico. Dava muito medo”, disse.

Para receber a vacina, os profissionais precisam exercer as atividades em BH, apresentar identidade, não ter recebido qualquer imunizante nas últimas duas semanas, nem ter testado positivo para o coronavírus nos últimos 30 dias.

Além disso, o trabalhador precisa levar um documento que comprove o vínculo com a empresa, como contracheque, carteira ou contrato de trabalho ou até mesmo uma declaração emitida pelo contratante.

Demais públicos

Na sexta-feira (11), a PBH voltará a imunizar a população por faixa etária, vacinando os moradores com 56 anos completados até 30 de junho. Depois, no sábado (12), é a vez dos caminhoneiros cadastrados no site até segunda-feira (7).

Veja a programação da semana

Quinta-feira (10): trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (motoristas e cobradores); trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário
Sexta-feira (11): pessoas de 56 anos completos até dia 30 de junho
Sábado (12): caminhoneiros cadastrados.

(*) Com Lucas Prates

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por