Estacionamento debaixo da terra e nas alturas

Raquel Ramos - Hoje em Dia
26/06/2015 às 13:30.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:39
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Prefeitura de Belo Horizonte quer incentivar o uso de estacionamentos verticais na cidade. A ideia é flexibilizar as regras de construção, por meio de uma proposta de alteração do Plano Diretor.

“Hoje, qualquer empresário pode apresentar à prefeitura um projeto de estacionamento vertical, que será licenciado. Até agora, porém, ninguém teve esse interesse. Nossa sugestão é abrir a possibilidade para que proprietários de terrenos menores também possam investir nesse modelo de garagem”, afirmou ontem o prefeito Marcio Lacerda.

Segundo ele, há muitos locais no Centro da capital que, pelas normas que estão em vigor, não podem ser utilizados para construção de prédios ou escritórios. Caso a proposta da prefeitura seja aceita, o estacionamento vertical será viabilizado nesses pontos.

A criação de mais vagas em BH por meio da construção de estacionamentos subterrâneos também está em debate. Hoje, a prefeitura aguarda a Câmara Municipal aprovar, em segundo turno, um projeto de lei que pretende delegar novas atribuições às empresas que operarem esse tipo de garagem. A ideia é que elas explorem também o rotativo de superfície. A estimativa é criar 2.368 novas vagas.

Parklet

Os anúncios foram feitos ontem durante a inauguração do primeiro parklet da capital – uma espécie de varanda urbana instalada na rua dos Goitacazes, entre as ruas Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A prefeitura cedeu um espaço para o projeto e, em contrapartida, comerciantes serão responsáveis pela conservação. A iniciativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH).

“A rua não deve ser apenas um local de passagem. Queremos que a população também ocupe os espaços públicos. Esse projeto transforma um ponto movimentado da cidade em um lugar de convivência. Essa é uma tendência mundial do urbanismo”, disse Lacerda.

Nas próximas semanas, mais um parklet deve ser entregue, na avenida Bandeirantes, na região Centro-Sul.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por