O estacionamento rotativo no Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, começa a funcionar a partir desta quarta-feira (8).

Segundo a BHTrans, o sistema vai disponibilizar 900 vagas e foi implantado na avenida José do Patrocínio Pontes, na parte interna da área verde e vai custar  R$ 4,40. Antes, o preço cobrado por carro era de R$ 3,40. Motoristas de ônibus e caminhões também terão que utilizar o Faixa Azul. 

O tempo máximo de permanência é de cinco horas e o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, horário de funcionamento do parque, inclusive feriados. 

Os créditos ou folhas vão ser vendidos nos quiosques e restaurantes que funcionam dentro do parque.

Parque das Mangabeiras

O parque fica ao pé da Serra do Curral, patrimônio cultural de Belo Horizonte. Projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, conserva em sua área de 2,4 milhões de metros quadrados, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco.

Cerca de 50 mil pessoas passam pelo local todo mês para descanso, lazer e esportes. Os visitantes podem usufruir de recantos naturais, quadras de peteca, tênis e poliesportivas, pista de skate, brinquedos e atividades culturais. É necessário comprovar imunização contra a febre amarela para as visitas, juntamente com documento de identidade.

Cidade Jardim

Já na quinta-feira (9), a BHTrans faz ajustes no horário de funcionamento e no tempo de permanência das vagas do rotativo na avenida Prudente de Morais, bairro Cidade Jardim.

O funcionamento de todos os quarteirões regulamentados na avenida, entre avenida do Contorno e rua João Clapp, que já ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, também irá valer para os sábados, das 8h às 13h. 

O tempo máximo de permanência de alguns quarteirões será ajustado de duas horas para uma hora, atendendo assim à solicitação de moradores e comerciantes da região. Com essas mudanças, todas as vagas na avenida Prudente de Morais serão de permanência máxima de 1 hora.

O bairro Cidade Jardim passa a contar com 556 vagas físicas de rotativo, o que significa 2.366 oportunidades para que os veículos possam estacionar diariamente na região.

Veja os locais com alteração no tempo de permanência:

- Avenida Prudente de Morais entre rua Teixeira Mendes e rua Acaraú – 2h para 1h.

- Avenida Prudente de Morais entre rua Rafael Magalhães e rua João de Freitas - 2h para 1h.

- Avenida Prudente de Morais entre rua Nunes Vieira e rua Rafael Magalhães - 2h para 1h.

- Avenida Prudente de Morais entre rua Caramuru e rua Donato da Fonseca - 2h para 1h.