Toque de recolher entre 20h e 5h e outras restrições na circulação de pessoas começam a ser adotados a partir desta quinta-feira (4), nos 60 municípios das macrorregiões mineiras Triângulo Norte e Noroeste, na tentativa de frear o avanço do novo coronavírus. Uberlândia e Patos de Minas estão entre as cidades atingidas pela alteração.

coletiva estado mapa minas

Governador Romeu Zema disse que decisão de agora está acima das resoluções municipais, respaldada pelo Supremo Tribunal Federal

As mudanças foram anunciadas nesta quarta-feira (3) pelo Estado e fazem parte da nova fase do Minas Consciente, programa de flexibilização da atividade econômica, batizada de onda roxa. Até então, o plano tem três fases: vermelha (mais restritiva), amarela (intermediária) e verde (mais ampla). A onda roxa é ainda mais restritiva do que a vermelha.

A exceção ao toque de recolher nas 60 cidades se dará para moradores que estiverem em situações ou casos relacionados a atividades essenciais, como a busca de auxílio médico.

Diferentemente das fases vermelha, amarela e verde, cuja adoção era passível de análise pelos prefeitos, a onda roxa será obrigatória aos municípios. “Realmente, há essa prerrogativa (garantida pelo Supremo Tribunal Federal) de os prefeitos tomarem a decisão sobre aquilo que é mais adequado ao seu município. Mas, agora, o mérito é o sistema regional de saúde, que inclui uma série de municípios, não estamos mais falando de uma decisão municipal”, afirmou o governador Romeu Zema.

Segundo ele, o Estado manteve a descentralização ao máximo que foi possível, mas agora a questão está “acima dos prefeitos”.

Há municípios mineiros, como Montes Claros, que adotaram o toque de recolher por conta própria. Há uma semana a cidade norte-mineira restringe a circulação noturna de pessoas, das 22h30 às 5h. A partir de hoje, adota o horário da onda roxa, das 20h às 5h.

Máscara obrigatória

A determinação estadual proíbe ainda a circulação sem uso de máscara, incluindo em ambientes privados. Também está vedada a realização de reuniões presenciais, incluindo as que envolvam pessoas da mesma família que não morem juntas. 

Eventos públicos ou privados também estão proibidos e haverá barreiras de vigilância sanitária nas cidades. Bares e restaurantes poderão abrir só para delivery.

Leia Mais:
Toque de recolher e veto a gripados: infectologista detalha nova 'táticas' de combate à Covid
Vacinação drive-thru para idosos de 86 a 88 anos ocorrerá em três pontos de BH neste sábado; confira
Estado anuncia toque de recolher obrigatório para frear Covid no Triângulo e Noroeste de Minas