Os cursos universitários da área da saúde que oferecem atendimento ao público poderão voltar a realizar esse serviço a partir deste sábado (19) em municípios que aderiram ao Minas Consciente. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (17) pelo governo de Minas.

De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Douglas Cabido, a mudança tornou-se possível após a inclusão dessa modalidade de atendimento na onda vermelha (onde apenas serviços essenciais podem funcionar) do programa estadual de retomada da atividade econômica. 

Entre os serviços que poderão retomar o atendimento estão clínicas médicas, odontológicas, fisioterapêuticas e demais cursos da área da saúde que recebem pacientes da comunidade em geral por meio de aulas práticas. 

"Os cursos de graduação com aulas práticas, voltadas para saúde e que têm atendimento ao público, estão oficialmente inseridos na onda vermelha", informou.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que o retorno deverá ser feito com obediência aos protocolos e às normas técnicas previstas para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia.

"A suspensão das aulas práticas dos cursos de saúde que possuem atendimento direto à população pode trazer prejuízo para parcela das pessoas carentes. O foco dessa liberação é ampliar a capacidade de assistência. Ressalta-se que os protocolos do Minas Consciente devem ser adotados em sua íntegra, incluindo todo o cuidado, uso de equipamentos de proteção individual e distanciamento", declarou Amaral.

Procurada para informar se a flexibilização será adotada em Belo Horizonte, cidade que não aderiu ao Minas Consciente, a prefeitura afirmou que informações sobre o processo de flexibilização serão dadas durante a coletiva à imprensa nesta sexta-feira, dia 18, às 14 horas.

A reportagem também entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) e com a Associação Nacional de Universidades Particulares (Anup), mas ainda não obteve retornos.