O governador Romeu Zema e o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, assinaram nesta segunda-feira (28) um termo de autorização de repasse para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar. Serão repassados ao Estado R$ 6,2 milhões para a compra de comida junto a pequenos produtores. A expectativa é beneficiar 2,5 mil famílias.

Antes disso, neste ano, o Ministério já havia repassado R$ 10,5 milhões para o programa, beneficiando 133 municípios mineiros. “Essa ajuda do governo federal é importantíssima para um Estado como o nosso, que tem uma grande massa de pequenos produtores rurais que tiveram a sua atividade fortemente impactada pela pandemia, principalmente pela paralisação das feiras e da merenda escolar”, afirmou o governador.

O programa, por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA CDS), garante a aquisição da produção dos agricultores familiares, sem licitação, para serem destinadas às entidades e instituições socioassistenciais.

Serão beneficiadas as cidades mais pobres do Estado. Os municípios atendidos são selecionados com base em seus índices de vulnerabilidade alimentar e nutricional, assim como o IDH.