Estoque de sangue cai com feriados e provoca alerta

Raquel Ramos - Hoje em Dia
26/04/2014 às 08:38.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:18
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

A Fundação Hemominas entrou em estado de alerta devido ao baixo estoque de sangue. Desde o início do ano, houve queda de 40% de doadores em várias unidades do Estado. Caso o cenário não mude nas próximas semanas, há risco de cancelamento de cirurgias agendadas.
 
Embora qualquer doação seja bem-vinda, Hellen Dupim, chefe do setor de captação do Hemocentro de Belo Horizonte, afirmou que a maior urgência é pelo sangue RH negativo, o mais raro. Ela atribui o “período de escassez” aos feriados prolongados. “Enquanto muita gente viaja, deixando de comparecer aos postos de coleta, o número de acidentados nas estradas que demandam sangue aumenta em todo o Estado”.
 
Quem quiser se solidarizar e doar sangue deve procurar qualquer unidade da Fundação Hemominas, entre 7 e 18 horas, de segunda-feira a sábado. Em BH, a instituição fica na Alameda Ezequiel Dias, 321, bairro Santa Efigênia. A coleta também é feita no quarto andar do Shopping Estação, em Venda Nova.
 
Para doar, é preciso que o voluntário esteja com boa saúde, tenha 18 a 65 anos, pese mais de 50 kg e não faça uso de nenhum medicamento. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou ter se vacinado contra a gripe nos últimos 30 dias. No momento da coleta é preciso apresentar um documento oficial com foto. O horário pode ser agendado pelo número 155, opção 8. Mais informações pelo telefone 3768-4515.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por