Estudantes da rede municipal de ensino voltam às aulas hoje em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
05/02/2018 às 09:51.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:09
 (Filipe Abras/Divulgação)

(Filipe Abras/Divulgação)

 Alunos da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte voltam às aulas nesta segunda-feira (05). Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (SME), cerca de 200 mil alunos voltam às atividades nas escolas regulares e nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), além das creches parceiras do município.

O calendário escolar para 2018, estabelecido pela Portaria Smed 309/2017, prevê o cumprimento de 200 dias letivos e 800 horas de trabalho escolar no decorrer do ano. O ano letivo terá início no dia 5 de fevereiro e o término está previsto para dia 18 de dezembro.

Ampliação das vagas na Educação Infantil

A Rede Municipal de Educação começa o ano com a ampliação da oferta de vagas no atendimento das crianças de 0 a 5 anos na Educação Infantil. A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), abriu dez mil novas vagas para atendimento dessa faixa etária a partir de 2018. Toda a ampliação foi possível sem a necessidade de construção de novos espaços.

Até o ano passado, a Educação Infantil era ofertada em 131 Umeis e 26 escolas municipais. A partir deste ano, 57 escolas municipais passam a atender crianças de 3 a 5 anos.

Escolas são reformadas para atendimento da Educação Infantil

A Prefeitura investiu cerca de R$ 5 milhões para as obras de reformas, especialmente nestas escolas municipais que passarão a atender a Educação Infantil em 2018. Entre as intervenções feitas estão reforma de banheiros, compra de mobiliário adequado e construção de parquinhos. Além dessas escolas que já iniciam o ano com turmas de Educação Infantil, a Smed estuda a possibilidade de fazer, ao longo do ano, adaptações em outras escolas de ensino fundamental, na perspectiva de continuidade de ampliação do atendimento.

Horário de atendimento Educação Infantil

A partir deste ano, as unidades que atendem a Educação Infantil terão um novo horário de atendimento. No turno integral, o início das aulas acontece às 7h30 e o término será às 17h. A alteração está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e com a Resolução do Conselho Municipal de Educação (CME), que recomenda que o atendimento educacional não ultrapasse dez horas diárias, de forma a preservar o direito da criança em ter convivência familiar e comunitária.

No turno parcial, o atendimento da manhã será de 7h30 e vai até às 11h30 e, na parte da tarde, de 13h até às 17 horas. Esse horário também está de acordo com as normas da LDB.

Escola Integrada

Com a volta às aulas, cerca de 50 mil estudantes que participam do Programa Escola Integrada também retomam as atividades. O programa amplia a jornada educativa nas escolas municipais, buscando melhorar a qualidade do ensino na cidade. Além das aulas regulares nas escolas onde estão matriculados, os alunos do Escola Integrada participam, no contraturno, de atividades de cultura, esporte, lazer e acompanhamento pedagógico na própria escola ou em outros espaços como praças, parques, museus e quadras.

Resultado Cadastramento EJA

Está disponível na internet, desde o dia 22 de janeiro, o resultado do cadastramento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Os adultos, idosos e jovens, com idade a partir de 15 anos, que realizaram o cadastramento interessados em retomar ou iniciar os estudos no Ensino Fundamental em 2018, devem acessar o link no qual fizeram a inscrição no Portal da PBH para obter informação de qual escola procurar para efetivar a matrícula.

Compartilhar
Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia

Fale conosco: (31) 3253-2207

ASSINEDigitalATENDIMENTO AO ASSINANTEBelo Horizonte 31 3236-8000Interior 31 3236-8000
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por