Os futuros engenheiros Marcellye Miranda e Igor Soares, ambos de 20 anos, venceram o desafio Go Green in the City, em Paris, que terminou nesse fim de semana. O projeto dos belo-horizontinos, chamado Green Light Concept, desbancou outros 600 trabalhos sobre soluções inovadoras para a gestão energética.

Os brasileiros propuseram a criação de um edifício autossustentável, que seria capaz de gerar energia para os moradores. Com laudo técnico de engenharia e cálculos matemáticos em mãos, eles provaram que o sistema é capaz de funcionar com a captação de água da chuva e do tratamento de esgoto e lixo.

Marcellye, que é estudante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), volta para o Brasil somente no próximo domingo, mas a família já organiza a festa de recepção no aeroporto de Confins. A tia dela, Graziele Miranda, conta que “a ficha da sobrinha ainda não caiu” sobre a vitória. “Ela disse que foi ficando mais confiante conforme a apresentação avançava e sentia a boa receptividade dos executivos e jurados. Estamos muito orgulhosos”, relata.

A vitória abriu portas no mercado de trabalho para a dupla. Marcellye e Igor, aluno da PUC Minas, já têm estágio garantido na Schneider Electric, empresa organizadora do evento. Eles vão participar de uma viagem executiva, visitando os 15 países-sede da multinacional. Além disso, o projeto vencedor vai ser analisado e pode ser implementado pela companhia futuramente.