Os estudantes que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm somente até esta terça-feira (5) para participar da lista de espera do programa. A adesão deve ser feita neste site.

Conforme o Ministério da Educação (MEC), os candidatos podem escolher entrar na lista de espera para a primeira ou para a segunda opção de curso feita na hora da inscrição. As próprias instituições superiores serão responsáveis pela convocação, a partir de 7 de fevereiro.

Inscrição

Para fazer a inscrição, os candidatos devem acessar o sistema e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. Ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

A partir desta edição houve uma mudança nas regras do programa e os estudantes devem ficar atentos. Agora, os estudantes selecionados em qualquer uma das duas opções não poderá participar da lista de espera. Até o ano passado, os selecionados na segunda podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

Ao todo, o Sisu oferece, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Puderam se inscrever no programa os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. 

Confira um tira dúvidas sobre o Sisu:

O que é Sisu?
Por intermédio do Sisu, universidades públicas oferecem vagas em cursos de graduação aos estudantes que fizeram o Enem 2018 e tiveram nota superior a zero na prova de redação.

Quem pode entrar na Lista de Espera do Sisu?
O candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso. O estudante apto a participar da lista de espera poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu.

Como fazer para participar da Lista de Espera do Sisu?
O candidato deve acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Leia mais:
#Educação - Resultado da 1ª chamada do Prouni sai nesta quarta; Minas tem 23.142 bolsas

Como é possível acompanhar a convocação da lista de espera do Sisu?
Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Quando será realizado o próximo processo seletivo do Sisu?
O Sisu realiza dois processos seletivos por ano: um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.