Evento na UFMG promove debates sobre diversidade sexual e gênero

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
27/09/2017 às 12:09.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:45
 ( Gabriel Telles / Mídia NINJA)

( Gabriel Telles / Mídia NINJA)

No momento em que o Brasil assiste a um debate sobre “cura gay” e uma personagem transexual na novela “A Força do Querer”, a UFMG recebe I Semana Integrada de Diversidade Sexual e de Gênero. Realizado entre quinta-feira (28) e 6 de outubro, o evento tem como objetivo o fomento de debates sobre as questões pertinentes à população LGBTIQ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, intersexuais e queers) na Universidade e no país.

Para a edição de estreia do evento, foi escolhida a temática "Escola Sem Partido", fazendo referência ao polêmico projeto de lei que tramita no Congresso Nacional e em câmaras e assembleias Brasil afora. A ideia dos organizadores é discutir como a proposta interfere na vida cotidiana dos LGBTs, no desenvolvimento de pesquisas e estudos a respeito dessa população e todos seus possíveis desdobramentos práticos.

O evento contará com palestras, debates, rodas de conversa e atividades culturais e performáticas em todos os campi da UFMG, explorando as mais diferentes áreas do conhecimento e contando com a presença de importantes símbolos da política institucional e da resistência LGBTIQ do estado.

Entre as atividades, destacam-se o "Karaoqueer", o "Forró queer", o "Festival de Arte LGBTIQ", além das palestras e rodas de conversa sobre as LGBTfobias (lesbofobia, homofobia, bifobia e transfobia) e sobre a saúde física e mental das pessoas LGBTIQ. Veja a programação aqui ou acesse a página do evento no Facebook.  

Mobiliza LGBTIQ UFMG

A I Semana Integrada de Diversidade Sexual e de Gênero é uma realização do Mobiliza LGBTIQ UFMG, com apoio do DCE UFMG, da Rede de Direitos Humanos UFMG, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, da Frente Autônoma LGBT, do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania da UFMG, do Prisma LGBT-ICEx, do Coletivo de Diversidade da Biologia, do Coletivo de Diversidade da Geologia e do Coletivo Íris.

O Mobiliza LGBTIQ UFMG é um movimento que reúne mais de cem membros da comunidade acadêmica da Universidade com o objetivo de tornar a UFMG um espaço mais plural e democrático, por meio de eventos que promovam a conscientização e o esclarecimento acerca das pautas LGBTIQ. O movimento surgiu em julho deste ano, após a I Parada LGBT da UFMG - evento que reuniu mais de 1.000 pessoas nos campi da Universidade.

Fonte: Mobiliza UFMG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por