
Belo Horizonte deve anunciar, nesta quinta-feira (1º), os novos rumos da flexibilização. A expectativa é que sejam divulgadas medidas para liberação do funcionamento do comércio aos domingos e autorização para o setor de eventos na capital.
Uma coletiva de imprensa foi convocada para 14h, com participação dos secretários de Saúde, Jackson Machado, de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis, e de Política Urbana, Maria Caldas, além do presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte da (Belotur), Gilberto Castro. A PBH não informou se o prefeito Alexandre Kalil (PSD) irá participar.
Nessa quarta (30), o chefe do Executivo municipal concedeu entrevista ao programa Manhattan Connection, da TV Cultura. Ele revelou que deve autorizar o retorno total do comércio aos domingos, relacionando a flexibilização à melhora dos dados da pandemia.
“Aprendemos que se abre a cidade gradativamente. Tanto que nós estamos com a cidade praticamente toda aberta, com os protocolos e ninguém está fechado. Provavelmente, vamos liberar agora o domingo, que eu proibi tudo. Vamos liberar porque os nossos números continuam caindo”, disse.
Em relação aos eventos, impedidos desde março do ano passado, trabalhadores reclamam da falta de respostas e alternativas sobre a volta das atividades. Eles já se reuniram com integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que se comprometeram a desenvolver protocolos semelhantes aos da educação, com volta gradual e segura.
(*) Com Rosiane Cunha