A Prefeitura de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, decretou luto oficial por três dias em decorrência da morte do ex-prefeito Geraldo Coelho. O médico, que governou a cidade em duas oportunidades, teria morrido atropelado ao tentar atravessar a BR-040, em Paraopeba, região Central do Estado, na tarde desse sábado (19). O atual chefe do Executivo municipal, Aécio Guedes Soares (PRB), prestou condolências e classificou Coelho como "referência".

A homenagem foi feita em uma publicação no perfil da prefeitura no Facebook. Na postagem, a administração lamenta o ocorrido, "considerando os relevantes serviços prestados" e decide pelo luto oficial de três dias. "Que Deus conforte toda a família, dando forças para superar a perda deste homem que é uma referência na história do município", diz a nota.

Tributos também foram feitos pela Secretaria de Cultura, Turismo e Comunicação da cidade. Em outra publicação, a pasta comunica o falecimento do ex-prefeito e reafirma que Dr. Geraldo deixou "um legado de uma vida inteira dedicada ao povo minas-novense". A secretaria, em seu perfil, pontuou os principais feitos pelo médico: "Prestou relevantes serviços como médico sanitarista, trabalhando incansavelmente na erradicação da doença de Chagas e da hanseníase no Posto de Saúde Municipal".

"Foi professor de ciências no Ginásio Minas Novas, foi chefe da Superintendência Regional de Saúde do Vale do Jequitinhonha (sediada em Diamantina) e um dos primeiros médicos de Minas Novas a salvar vidas e amenizar dores", complementou.

"Lições diárias de cidadania"

O post ainda traz características do ex-político. "Esposo, pai e avô extremoso. Perdemos um grande homem, um grande médico, um grande líder político, um cidadão exemplar. Ficam, para sempre, suas lições diárias de cidadania, fraternidade, respeito e amor ao próximo", escreveu a pasta sobre Dr. Geraldo Coelho.

Também nas redes sociais, inúmeras condolências foram prestadas por moradores da cidade. Alguns deles trazem mensagens como: "Grande médico, que Deus o receba em seus braços"; "Meus sentimentos a todos da família. Era um excelente profissional" e "Lembranças eternas, Dr. Geraldo".