Exames são aguardados para confirmar superbactéria em Hospital de Contagem

Hoje em Dia
15/09/2015 às 17:29.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:45
 (Frederico Haikal/Hoje em Dia)

(Frederico Haikal/Hoje em Dia)

Resultados de exames laboratoriais são aguardados para atestar ou descartar a infecção pela superbactéria Klebsiella pneumoniae no Hospital Municipal de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Pacientes da unidade foram isolados pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o órgão, ainda não há confirmação para a contaminação.

No último sábado (12), o Hoje em Dia mostrou que cirurgias eletivas foram canceladas em função da suspeita da infecção da superbactéria.

Como medida preventiva, uma ala do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) foi separada, fisicamente, para o acompanhamento desses pacientes. Para garantir o atendimento à população, uma outra unidade no hospital está sendo preparada para funcionar como Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), admitindo pacientes não suspeitos de contaminação.

Conforme a prefeitura, uma comissão permanente de Controle de Infecção Hospitalar está tomando todas as medidas cabíveis, seguindo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “Essa comissão realiza medidas preventivas e, quando necessário, terapêuticas, para controle de infecções, comuns em todas instituições hospitalares, que podem, vez ou outra, variar seus indicadores”, informou em nota.

Além do isolamento, todas as medidas preventivas de contato e higienização foram reforçadas e foi iniciada a desinfecção terminal e concorrente em todos os leitos do CTI e demais setores do HMC. Também foi iniciado o treinamento de precauções e os pacientes com casos suspeitos recebem um banho especial.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por