Explosão em feira de ciência deixa pelo menos seis estudantes queimados em Viçosa

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
22/11/2017 às 15:54.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:49
 (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

(Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Uma explosão dentro de uma escola de Viçosa, na Zona da Mata mieira, deixou pelo menos seis estudantes feridos na manhã desta quarta-feira (22). O incidente, conforme o Corpo de Bombeiros, ocorreu durante uma Feira de Ciência realizada na Escola Estadual Doutor Raimundo Torres.

Os jovens, com idades entre 15 e 18 anos, participavam de um experimento de química quando houve a explosão. As vítimas sofreram queimaduras de 1º e 2º grau. Elas foram encaminhadas para hospitais da região.

Uma adolescente de 18 anos que tem o estado mais crítico foi trazida de helicóptero para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. Ela teve queimadura em aproximadamente 20% do corpo.

O local do acidente foi isolado e o caso será investigado pela Polícia Civil, que irá determinar a causa da explosão.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que a direção da escola e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ponte Nova, responsável pela coordenação da unidade, "tomaram todas as providências necessárias e está oferecendo suporte aos estudantes feridos"

Ainda conforme a nota, "as atividades da feira são supervisionadas por professores da escola e bolsistas da universidade parceira da iniciativa. No entanto, no momento da montagem e organização do evento, esses estudantes decidiram realizar alguns testes com reagentes químicos, sem a orientação dos professores, o que causou a explosão".

Quanto aos feridos, a SES-MG informou que quatro alunos tiveram ferimentos leves e já estão em casa. Outros dois permanecem internados recebendo atendimento médico, devido a queimaduras mais intensas. Um adolescente, que queimou a panturrilha, segue em um hospital de Viçosa, e a aluna, que queimou o abdômen, foi transferida para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

Leia a nota na íntegra: 

  • "Sobre o incidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (22/11) na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres, no município de Viçosa, a Secretaria de Estado de Educação informa que a direção da escola e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ponte Nova, responsável pela coordenação da unidade, tomaram todas as providências necessárias e está oferecendo suporte aos estudantes feridos. Um grupo de alunos do 1º e 3º anos do ensino médio se queimou durante a preparação de um experimento para a feira de Química da escola, que seria realizada hoje. De acordo com a diretora da SRE, as atividades da feira são supervisionadas por professores da escola e bolsistas da universidade parceira da iniciativa. No entanto, no momento da montagem e organização do evento, esses estudantes decidiram realizar alguns testes com reagentes químicos, sem a orientação dos professores, o que causou a explosão.
  • A direção da escola prestou os primeiros socorros aos alunos e acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros, que fez o atendimento das vítimas, e as famílias dos estudantes. Quatro alunos tiveram ferimentos leves e já estão em casa. Outros dois permanecem internados recebendo atendimento médico, devido a queimaduras mais intensas. Um adolescente, que queimou a panturrilha, segue em um hospital de Viçosa, e uma aluna, que queimou o abdômen, foi transferida para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.
  • A SRE está na escola acompanhando de perto a situação e em contato permanente com as famílias dos estudantes feridos. As atividades da feira e as aulas do turno da manhã na unidade foram suspensas para que a Polícia Civil realizasse a perícia na sala onde ocorreu o acidente. As aulas foram retomadas normalmente no turno da tarde.
  • A Secretaria de Estado da Educação reitera que irá reforçar, por meio das SREs, as orientações às escolas com relação os cuidados necessários para garantir a segurança dos estudantes nas atividades em laboratórios e em feiras de ciências, especialmente quando há manuseio de produtos químicos".  
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por