Explosão na Gerdau de Ouro Branco mata duas pessoas e deixa ao menos 10 feridas

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
15/08/2017 às 15:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:05
 (Reprodução Whatsapp)

(Reprodução Whatsapp)

Uma explosão na coqueria 2 da Gerdau, em Ouro Branco, na região Central de Minas Gerais, deixou duas pessoas mortas e ao menos dez feridas, na manhã desta terça-feira (15).

De acordo com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco e Base (Sindob), um dos mortos era funcionário da empresa e o outro, terceirizado. Dentre os feridos, dois, em estado grave, foram levados para a UTI do Hospital Fundação Ouro Branco, para onde os demais atingidos também foram encaminhados, e para Belo Horizonte. 

O presidente do Sindob, Raimundo Nonato, diz que a causa da explosão seria a falta de manutenção. "Estamos alertando há mais de um ano a Gerdau sobre isso e nada foi feito. No boletim que entregamos hoje cedo na portaria da empresa, por exemplo, havia um novo aviso sobre a falta de manutenção. Em menos de um ano, sete trabalhadores já morreram em decorrência deste grave problema", denunciou Raimundo.   

Em nota, a Gerdau informou que os equipamentos da Usina de Ouro Branco estão em condições adequadas, obedecendo a padrões de segurança estabelecidos pela legislação vigente. Disse, ainda, que a usina possui um estruturado programa de manutenção que contempla atualização constante das equipes.

Segundo funcionários da empresa, uma das vítimas graves sofreu queimaduras de terceiro grau no rosto, pescoço, mãos, no abdômem, nas vias aéreas. Ainda conforme o relato, ele corre risco de morrer.  

Em nota, a empresa confirmou e lamentou o acidente. De acordo com a companhia, além dos dois mortos, outras dez pessoas ficaram feridas.

Veja a íntegra do comunicado enviado pela empresa:

A Gerdau confirma, com muito pesar, que ocorreu na manhã de hoje (15/08) um acidente na área da coqueria na usina Ouro Branco (MG). O acidente envolveu 12 pessoas, sendo que 2 vieram a óbito. As outras 10 pessoas foram socorridas imediatamente e encaminhadas ao FOB – Hospital Fundação Ouro Branco. A Gerdau está prestando assistência às famílias das vítimas e trabalhando para detectar as causas do acidente.Em relação as declarações do Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco, a Gerdau esclarece que os equipamentos da Usina Ouro Branco estão em condições adequadas obedecendo aos padrões de segurança estabelecidos na legislação vigente. A usina possui um estruturado programa de manutenção que contempla atualização contínua das equipes, das práticas e dos procedimentos de manutenção. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por