Técnicos da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte e da Regional Centro-Sul começaram nesta sexta-feira (30) a fazer serviço de poda de fícus na avenida Bernardo Monteiro, no bairro Funcionários.
 
Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estão sendo cortados galhos ressecados das árvores centenárias identificados com risco de queda. "O serviço será realizado sempre que necessário, para prevenir acidentes", informou. Durante o trabalho, o comércio no local irá funcionar normalmente. Já o trânsito de veículos e pedestres será impedido conforme a necessidade.

No dia 18, um galho de 8 metros despencou na Bernardo Monteiro e por pouco não atingiu duas mulheres.

Queda

A Prefeitura de Belo Horizonte reviu sua postura e admite a possibilidade de remover os fícus que oferecem risco de queda nas avenidas Bernardo Monteiro, no bairro Santa Efigênia e Barbacena, no Barro Preto. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que se houver ameaça à população ou risco de prejuízo material, os fícus serão removidos..

Os fícus foram devastados pela mosca-branca em 2012. Até o último dia 21, nenhuma árvore havia sido removida, nem as 37 mortas.