Fapemig anuncia programa de bolsas de iniciação científica para o Ensino Médio

Da redação
horizontes@hojeemdia.com.br
19/05/2016 às 16:05.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:31

Foi assinado nesta quinta-feira (19) um Termode Cooperação entre a Secretaria de Estado de Educação e a  Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) para a criação de um programa estadual de iniciação científica com foco nos estudantes do Ensino Médio. Oprograma integra as comemorações dos 30 anos da Fundação.

O trabalho integrado tem por objetivo promover a pesquisa, a investigação e a produção acadêmica do estudante do Ensino Médio, por meio da oferta de bolsas de pesquisa para alunos e professores da rede estadual.

“Com essa parceria, pretendemos criar um mecanismo de irradiação de pesquisa e da inovação no currículo do Ensino Médio, porque até agora a ideia da pesquisa, da investigação e experimentação ainda é pouco presente. Além disso, ela também nos permitirá uma aproximação com os grupos de pesquisa que já existem nas universidades do nosso Estado e uma maior articulação entre o currículo do Ensino Médio, com a possibilidade de os jovens se inserirem mais cedo no processo da pesquisa”, disseasecretária Macaé Evaristo.

A ideia é que sejam contratados, via Fapemig, pesquisadores de diferentes universidades públicas e comunitárias do Estado. Esses pesquisadores orientarão os professores orientadores de pesquisa das escolas estaduais que deverão atuar no Ensino Médio, em uma das quatro áreas do conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

As pesquisas desenvolvidas pelos alunos deverão aplicadas no território e ter aceitação e aplicação dentro da comunidade onde a escola está inserida. A base da pesquisa deverá ser os conteúdos aprendidos em sala de aula.

“Vamos levar ciência para o Ensino Médio, treinar e capacitar os estudantes, não com a expectativa de que eles venham a ser cientistas, mas que eles venham a ser pessoas melhores pela compreensão que eles vão ter do mundo da ciência”, afirmou o presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por