Fapemig seleciona 29 projetos que tratam da recuperação do Rio Doce

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
18/07/2016 às 20:56.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:21
 (Leonardo Morais/Arquivo Hoje em Dia)

(Leonardo Morais/Arquivo Hoje em Dia)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) divulgou nesta segunda-feira o resultado de três chamadas públicas, uma delas tratando especificamente de projetos que visam a recuperação do rio Doce, afetado diretamente pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em novembro do ano passado.

Das 145 inscrições, foram selecionados 29 projetos que deverão receber cerca de R$ 4 milhões em investimentos. Das pesquisas selecionadas, seis estão dentro da linha temática Recuperação do solo, sete na Recuperação da água, oito na Recuperação da biodiversidade e oito na linha Tecnologias sociais.

O prazo de execução dos trabalhos é de 24 meses e projetos de diversas áreas foram aprovados.

Existem propostas de reutilização do material que sobra da produção mineral como base para a produção de cimento, projetos de monitoramento da fauna e da flora, análises dos efeitos nocivos da lama que vazou da barragem para o ecossistema, tratamento de água e outros em diversos níveis, com mestrado, doutorado, e projetos de alunos ainda em fase de graduação.

Outras chamadas

A Chamada 02/2016 tem como foco financiar, por meio da concessão de apoio financeiro mensal (grants), os planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, em desenvolvimento, financiados por instituições de fomento à pesquisa.

Já a Chamada 03/2016 busca fomentar a atividade de pesquisa científica, tecnológica e de Inovação, em área do conhecimento de interesse do Estado e incentivar a qualificação do pesquisador público estadual, por meio da concessão de bolsas de incentivo a pesquisadores, detentores de títulos de mestre e/ou de doutor, com vínculo funcional/empregatício na administração pública direta e/ou indireta do Estado de Minas Gerais e que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa científica e/ou tecnológica financiados por agências oficiais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por