A tradicional Feira do Mineirinho volta para a região da Pampulha neste domingo (20). Entretanto, em função das restrições da Fifa durante a Copa do Mundo, o evento não acontecerá mais no Ginásio do Mineirinho. Até o mês de agosto, a feira será realizada no Espaço Arena, no bairro Bandeirantes, local onde acontecem os espetáculos do Cirque de Soleil em suas temporadas em Belo Horizonte.

Segundo a assessoria da Feira, a área é administrada pela Prefeitura de Belo Horizonte e possui 20 mil m², além de estacionamento e acesso às linhas de transporte coletivo. Os dias e horários de funcionamento também não serão alterados, ou seja, aos domingos de 8 às 17 horas e às quintas-feiras, das 17 às 22 horas.

Para a diretora da Dekkas, empresa que administra a Feira, Érika Miziara, a definição do novo espaço de funcionamento é um alívio para os feirantes. “No último ano, os feirantes passaram por muitas dificuldades. A feira ficou interditada durante meses e, mais recentemente, foi impedida pela PBH de funcionar devido aos processos burocráticos que empacaram a liberação do alvará. Agora, teremos tranquilidade para trabalhar até que esteja tudo regulamentado”, explica a administradora.

No dia 2 de fevereiro deste ano, a Feira do Mineirinho foi interditada por falta de alvará. Já no dia 6, a prefeitura liberou um alvará provisório, com duração de três meses, para a realização do evento. No dia seguinte, a PBH interditou novamente a feira sob alegação de que a documentação apresentada pela Dekkas estaria incompleta. Já no dia 28 do mesmo, a organização conseguiu um alvará definitivo para que feirantes trabalhassem no Mineirinho até o dia 31 de março, quando o evento foi suspenso porque o espaço passou a ser de uso exclusivo da Fifa para a realização da Copa do Mundo.

No ano passado, a Feira do Mineirinho também ficou fechada por sete meses por conta das obras para a Copa e só foi reaberta em novembro, após várias reuniões entre o Governo de Minas, prefeitura, feirantes e representantes do Copac.