Centenas de fiéis lotam a Igreja da Boa Viagem desde as primeiras horas desta quarta-feira (9) para prestar as últimas homenagens a dom Serafim Fernandes de Araújo, que morreu em Belo Horizonte, aos 95 anos. Por causa do grande fluxo de pessoas no santuário onde o corpo está sendo velado, o trânsito ficou complicado em algumas ruas do bairro Boa Viagem, na região Centro-Sul da capital.

De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, ao longo desta tarde serão realizadas três missas - 15h, 18h e 20h -, em tributo ao cardeal. As celebrações serão ministradas por dom Edson, dom Mol e bispos auxiliares. Na quinta-feira (10) estão programadas, ainda, outras quatro missas - 10h, 12h, 15h, 17h. 

A última celebração, que antecederá o sepultamento, será ministrada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que retorna de Roma para se despedir de dom Serafim.

Ainda conforme a arquidiocese, o corpo do cardeal será sepultado na cripta (espaço no subsolo da igreja onde apenas bispos e cardeais são sepultados) do Santuário da Boa Viagem. A igreja fica na rua Sergipe, 175, bairro da Boa Viagem. 

Oração

O Papa Francisco também prestou condolências pela morte de dom Serafim. O pontífice dedicou uma oração ao cardeal. Desde o anúncio da morte do arcebispo emérito, vários políticos e até clubes de futebol também lamentaram a morte.

Trajetória

Dom Serafim nasceu em 13 de agosto de 1924 em Minas Novas, região do Vale do Jequitinhonha. Fez mestrado em Teologia e Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoniana. Sua ordenação se deu em 12 de março de 1949, na Catedral de São João Latrão, em Roma. Sucedeu dom João Resende Costa e tornou-se arcebispo em 5 de fevereiro de 1986, cargo que ocupou até 2004.

Leia mais:
Velório de dom Serafim começa com cortejo e missa e vai até quinta; ouça mensagem de Dom Walmor
Dom Serafim Fernandes de Araújo morre aos 95 anos; confira homenagens