Fim do suspense para saber o nome do filhote dos gorilas Leon e Lou Lou

Hoje em Dia
01/11/2014 às 07:15.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:51
 (Fundação Zoo-botânica de Belo Horizonte)

(Fundação Zoo-botânica de Belo Horizonte)

Sawidi. Após 20 dias de expectativa, o primeiro filhote de gorila nascido na América do Sul já pode ser chamado pelo nome. O animal nasceu em 5 de agosto deste ano e é filhote dos gorilas Lou Lou e Leon, que são cuidados pela Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH).

O nome foi escolhido por meio de votação pública, feita exclusivamente pela internet, entre os dias 10 e 30 de outubro. Ao todo, foram contabilizados 22.440 votos válidos. Com 9.935 votos (44,3%), o nome escolhido, Sawidi, na língua tupi-guarani significa “é amado, é querido é desejado”. Em segundo lugar, ficou Piatã, com 6.768 (30,1%), e por último Ipy, com 5.737 (25,6%).

Leon e Lou Lou chegaram ao zoo da capital em setembro de 2013, vindos, respectivamente, dos zoológicos Loro Parque, em Tenerife (na Espanha), e da Fundação Aspinall (Inglaterra). Os dois vieram se juntar à Imbi para formar o primeiro grupo reprodutivo da espécie Gorilla gorilla na América do Sul.

O outro bebê gorila, nascido em 10 de setembro, filhote de Leon e Imbi, ainda não teve o sexo identificado, pois continua o tempo todo agarrado ao colo da mãe. Esse filhote também deverá ter o nome escolhido por meio de votação pública.

Espécie ameaçada
 
Assim como várias outras espécies, os gorilas figuram na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (IUCN, 2008) entre as consideradas “em perigo” ou “em perigo crítico”. Nesse contexto, a educação ambiental torna-se essencial para sensibilizar as pessoas e difundir conhecimentos sobre as características dos gorilas e sua importância ecológica.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por