Fiscalização encontra 96 estabelecimentos irregulares em BH e interdita seis lojas na última semana

Renata Evangelista
rsouza@hojeemdia.com.br
18/08/2020 às 10:50.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:18
 (Guarda Municipal de Belo Horizonte)

(Guarda Municipal de Belo Horizonte)

Em apenas uma semana, 96 estabelecimentos que descumpriam regras sanitárias para reabertura do comércio em Belo Horizonte foram flagrados pela fiscalização. Dentre as principais irregularidades encontradas estão a falta de controle na entrada e de distanciamento nas filas, além da ausência de máscaras e de cartazes informando a quantidade de pessoas permitida nos locais.

Entre 10 a 16 de agosto, nenhuma multa foi aplicada. No entanto, seis estabelecimentos foram interditados e tiveram os alvarás caçados por insistirem em não seguir as normas de segurança estipuladas pela prefeitura. "E se houver o descumprimento da interdição pode ser aplicada multa no valor de R$ 17.614,57", explicou a Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU).

Desde o último dia 6, a metrópole avançou para a fase 1 da flexibilização social e permitiu a reabertura de lojas de ruas, galerias, shoppings e salões de beleza. Os estabelecimentos dos serviços considerados não essenciais podem funcionar três dias por semana, mas seguindo uma série de regras.

Por causa da liberação das atividades comerciais, a SMPU e a Guarda Municipal realizam fiscalizações constantes para impedir ações que possam colocar a população em risco. Por isso, 1.276 centros comerciais foram vistoriados do dia 10 até o último domingo.

Da Subsecretaria de Fiscalização (Sufis), 600 pessoas, entre fiscais, diretores, gerentes e agentes de campo fazem as vistorias todos os dias. "Os profissionais se revezam em campo, em escala e em plantões no Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH)", explicou a prefeitura.

Da Guarda Municipal, as equipes que percorrem os centros comerciais são compostas por 2.064 agentes. "A corporação permanece fazendo o monitoramento do comércio e dos espaços públicos da capital para garantir o cumprimento das novas regras, mantendo todo o seu efetivo nas ruas, dividido em turnos", garantiu.

Atualmente, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a metrópole tem 815 vidas perdidas para a Covid-19 e 27.834 infectados. Na próxima sexta-feira (21), os novos rumos do comércio na metrópole devem ser conhecido.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por