A florada dos ipês, a um mês antes da primavera, já mudou a paisagem de Ipatinga, no Vale do Aço. Praças, avenidas e jardins da cidade estão mais bonitas, com flores brancas,  roxas e rosas, e, agora, as amarelas, num colorido especial que encanta pela beleza e dá mais vida à paisagem ainda seca devido à baixa umidade do ar. 
 
As flores dos ipês duram poucos dias e, por isso, o espetáculo de cores poderá ser visto por pouco tempo. Conforme especialistas,  a florada da árvore dura de 30 a 45 dias e as flores, depois que desabrocham, ficam três dias no galho e depois caem. Elas podem ser vistas na avenida Macapá, no bairro Veneza, onde tem mais de 30 árvores e nos bairros Horto, Cidade Nobre e Canaã.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Ipatinga tem cerca de 600 ipês florindo nas praças e canteiros. A árvore pode chegar a 25 metros de altura e além da beleza colorida, foi escolhida para arborização da cidade por causa das raízes que não são agressivas. 
 
As mudas são produzidas no Viveiro Municipal, no Parque Ipanema. Os interessados podem adquirir mudas gratuitamente. Ipatinga é considerada uma das cidades mais arborizadas do Brasil. O Parque Ipanema se destaca como uma das maiores áreas verdes urbanas de Minas Gerais.