Foco na postura e mudança de hábitos são aliados na manutenção da saúde corporal

Bruno Inácio
binacio@hojeemdia.com.br
22/06/2018 às 20:48.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:56
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Inflamação, hérnia de disco, dor de cabeça e até dificuldade de aprendizagem. Problemas comuns e que podem ser evitados a partir de mudanças simples, mas que sem a atenção devida não são colocadas em prática. A postura correta no dia a dia é uma aliada e tanto para manter a boa saúde do corpo e da mente.

Usar um apoio ao passar as roupas, dormir com o travesseiro entre as pernas e olhar sempre para frente ao caminhar são algumas das recomendações dos especialistas. Porém, elas esbarram em um obstáculo: o hábito. É que o cérebro, acostumado a movimentos inadequados, precisa ser reeducado em cada atividade, até entender qual é a prática certa.

A observação atenta das formas e curvas do próprio corpo é uma boa maneira de notar incorreções na postura. Especialista em fisioterapia esportiva e ortopédica, Magda Rocha explica que o autoconhecimento é essencial. “A má postura causa dor, e as pessoas só dão importância a isso em função da resposta a este incômodo. Mas o que elas não sabem é que o corpo não entende qual é a postura ideal. Ele cria padrões de comportamento”, ensina.

Segundo a profissional, atitudes como mexer no celular durante uma caminhada pode estimular a coluna vertebral a ficar em posições inadequadas, o que compromete o funcionamento do organismo. 

Outros sintomas também devem ser analisados. “É preciso estar atento a dores de cabeça por estar pisando errado, distúrbios do sono, alterações no humor por um desgaste físico muito grande. Às vezes, esse quadro indica a necessidade de procurar um especialista”, frisa a fisioterapeuta.

Ortopedistas indicam que fatores externos impactam na curvatura do corpo, como o vento e a força da gravidade

Frequentes

Encontrar pessoas que já tiveram algum incômodo nas costas não é tão difícil. Especialistas, inclusive, creditam o cenário à falta de atenção durante as atividades do dia a dia. Dados da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) apontam que, por ano, há mais de 2 milhões de ocorrências de hérnia de disco no país.

A doença é caracterizada por dores recorrentes na região lombar. Presidente da entidade, o ortopedista Edson Pudles explica que o excesso de peso e posições repetidas são os principais vilões. “Se os pais ou avós tiveram a enfermidade, os filhos também podem ter. Porém, forçar a coluna carregando peso incorretamente e a postura inadequada ao se sentar por muito tempo no trabalho, por exemplo, contribuem para o desenvolvimento dela”, afirma.

Em 2016, a hérnia de disco atingiu 5,4 milhões de pessoas no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Desgaste

A hérnia de disco é um desgaste no tecido gelatinoso que fica entre as vértebras para evitar o contato direto entre os ossos. De acordo com Edson Pudles, mesmo pessoas com ocorrência na família conseguem prevenir o distúrbio. 

“Manter o corpo ereto em atividades domésticas e agachar-se para carregar volumes pesados é o que se deve fazer. A regra básica é: se for para abaixar, escolha sempre dobrar as pernas em vez da lombar”, orienta o médico.

Cansaço em excesso e menor vigor físico são problemas que envolvem a postura e podem demandar fisioterapia

Confira vídeo com dicas de postura:

Complicações

Indicada como solução para muitos problemas de saúde, como obesidade, dores de cabeça e hipertensão, a prática de atividades físicas pode ser um fator determinante nas complicações relacionadas ao corpo. Segundo Magda Rocha, o quadro se desenvolve por causa da prática inadequada ou a repetição excessiva de movimentos, o que pode sobrecarregar alguns músculos e ossos. 

Nesses casos, a recomendação é procurar um especialista. “Muitas pessoas acham que não há alteração postural durante os exercícios, mas isso não é verdade. Bailarinos profissionais, corretores e maratonistas fazem fisioterapia com atenção especial à postura, pois todos têm alguma queixa ou então por fazer tanto uma atividade que ela cria um padrão de movimento”.

Ela aconselha a busca de orientação profissional para as atividades físicas e sugere que, mesmo no lazer, as pessoas procurem variar as atividades. “Se você pratica corrida, por exemplo, seu corpo vai criar uma postura de corrida, e isto não é benéfico para o organismo, assim como quem joga vôlei sobrecarrega os músculos de um braço em relação ao outro. Nosso corpo tem que ter movimentos tridimensionais, usando todas as suas capacidades para que mantenha uma postura adequada”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por