Força-tarefa alerta moradores de BH sobre riscos da chuva

Raquel Ramos - Do Hoje em Dia
29/09/2012 às 21:25.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:41
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

A poucos dias do início do período chuvoso, o bairro Jardim Alvorada, na Pampulha, foi alvo de uma campanha educativa. Ontem, agentes da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) percorreram a região, uma das áreas de risco da capital, e, com a ajuda de um cortejo musical, distribuíram folhetos ensinando moradores a evitar acidentes causados por tempestades.

“Muitos se esquecem das dicas de segurança, o que motiva esse trabalho em locais historicamente prejudicados pela chuva”, afirma a diretora de Manutenção em Área de Risco da Urbel, Isabel Volponi.

Sinais

Para evitar desastres, a primeira recomendação é ficar atento a sinais de perigo, como o surgimento de trincas. As pessoas também devem prestar atenção à inclinação de árvores e postes, que indicam movimentação de terra.

Em caso de inundação, a orientação é procurar um local seguro e não tentar salvar objetos.

A técnica de enfermagem Cassilda Maria Santos não esconde a preocupação com as chuvas. Há um ano, a casa onde mora ficou suspensa depois que a terra cedeu. “Fizemos um muro de contenção e, agora, recebi a orientação de desviar a água do terreno como medida paliativa”.

Se houver sinal de risco, moradores podem ligar para a Defesa Civil no 199 ou solicitar uma vistoria da Urbel pelo 3277 6409. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por