Carros encobertos, garagens alagas e imóveis inundados. Felizmente, não foi registrado nenhuma situação de pessoas que ficaram desabrigadas. Mas as cenas provocadas pela forte chuva ocorrida na noite de terça-feira (19), em Poços de Caldas, no Sul de Minas, são tristes. Um volume de chuva, 150 milímetros, que é o equivalente para um mês, caiu em aproximadamente 2 horas.

Duas pessoas se feriram levemente e foram atendidas pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Equipes da Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar continuam os trabalhos em diversos pontos da cidade.

Uma ala do Hospital Santa Lúcia, na zona sul, foi tomada pela água, mas a situação já foi normalizada. Foram identificados problemas nas Thermas Antonio Carlos e no Carlton Plaza e na rua Junqueiras, na região central. A prefeitura da cidade informou qeu o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão em estado de alerta.

De acordo com a Defesa Civil, os  Rios  Lambari  e  Pardo,  além  do  Córrego  Vargem  de  caldas  saíram  da  calha provocando  inundação em  várias  ruas  da  região  do  centro  da  cidade  afetando  principalmente  a  área comercial. Está sendo realizando levantamento de danos humanos e materiais.

Risco iminente de desabamento levou o Corpo de Bombeiros a desocupar algumas residências ameaças.

Resgate

Um motorista precisou ser socorrido de dentro de seu veículo que era arrastado pela enxurrada. Crianças ilhadas e outra também dentro de um outro veículo foram resgatadas. Uma pessoa também precisou ter a porta de seu comércio arrombada para que fosse retirado de dentro do imóvel inundado.

Limpeza da cidade

Durante toda a madruga os trabalhos de limpeza da cidade foram realizados nos locais mais atingidos pelas chuvas. A Prefeitura informou que não foi possível atender as chamadas de limpeza da rua Assis Figueiredo, por orientação da DME Distribuição. O local precisa estar seco para que o fornecimento de energia seja restabelecido sem riscos.

A prefeitura orientou aos motoristas que a região central da cidade seja evitada até que a limpeza seja concluída.