Fragmentos do crânio de Luzia são encontrados nos escombros do Museu Nacional no Rio

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
19/10/2018 às 17:20.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:19
 (Léo Rodrigues/Agência Brasil)

(Léo Rodrigues/Agência Brasil)

Fragmentos do crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo do Brasil, foram encontrados, nesta semana, nos escombros do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (19) pela arqueóloga Cláudia Rodrigues, que coordena a escavação dos escombros do museu.

A estrutura, que pegou fogo no dia 2 de setembro, abrigava cerca de 20 milhões de itens e um dos principais era o crânio de Luzia, fóssil encontrado em 1975 em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

"Nós conseguimos recuperar o crânio de Luzia. É claro que, em virtude do acontecimento, ele sofreu alterações, tem alguns danos. Mas nós estamos comemorando", disse a arqueóloga. "O crânio foi encontrado fragmentado, e a gente vai trabalhar na reconstituição. Pelo menos 80% dos fragmentos foram identificados."

Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional, comemorou o resgate e afirmou que outras peças também estão sendo recuperadas. O anúncio delas deve ser feito quando forem confirmadas as identificações.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por