A divulgação do gabarito oficial das provas do concurso público para Professor de Educação Básica e Especialista em Educação Básica está prevista para esta terça (10), no site da Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc), conforme o Edital.

Já saiu o gabarito do concurso. Clique aqui e confira.

As provas foram realizadas nesse domingo (8). Ao todo, 178.489 pessoas se inscreveram, sendo 47.109 os candidatos para o cargo de Especialista em Educação Básica e 131.380 aqueles que se inscreveram para o cargo de Professor de Educação Básica (PEB). O número de desistência ainda não foi divulgado. (Confira aqui a relação candidato vaga). 

Problemas

Algumas salas começaram a prova com uma hora de atraso. O problema, segundo a Secretaria de Estado de Educação, foi causado pela demora na entrega de listagens de candidatos, em quatro locais de prova em Belo Horizonte. A Fumarc, responsável pela realização do concurso, informou que decidiu adiar em uma hora o início das provas, tanto na parte da manhã quanto na parte da tarde. (Veja abaixo íntegra de nota divulgada).

Quanto à denúncia de uso de celulares em ambiente de provas, além de fotos de supostas provas, a Secretaria de Estado de Educação informou que tomou conhecimento dos fatos e já acionou a Fumarc para apuração das denúncias.

Recurso

De acordo com edital, o candidato que se sentir prejudicado por decisões tomadas durante o concurso deve apresentar recurso à Comissão do Concurso por meio do site da Fumarc. O prazo vence nesta terça.  

Após análise dos recursos, o resultado será publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado – Minas Gerais e divulgado também no endereço eletrônico da Fumarc.

Segue nota da Fumarc:

“A Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc) esclarece: o concurso da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, realizado no dia 8 de abril, enfrentou um problema de logística, o que causou o prolongamento do horário de início das provas em 60 minutos. 

O material de apoio aos fiscais, com a lista de presença dos candidatos, que seria destinado a quatro escolas de Belo Horizonte, foi embarcado em veículo da Fumarc com outra rota de distribuição. Com isso, o veículo da Fumarc teve que retornar ao ponto de origem para a destinação correta do material de apoio. 

Para garantir aos candidatos as mesmas condições na realização das provas, o início do concurso, em todas as regiões, ocorreu quando as quatro escolas receberam o material de apoio. 

Também com o objetivo de respeitar o intervalo entre as provas da manhã e tarde, considerando que muitos candidatos participariam dos dois concursos, o início das provas, neste segundo turno, também foi prolongado. 

Importante ressaltar: a Fumarc, com 40 anos de experiência na realização de concursos públicos e privados, está apurando os fatos envolvendo este concurso”.

* Fonte: SEE-MG

Leia mais:
Concurso público para a Educação em Minas tem mais de 178 mil inscritos