Garoa ameniza incêndio na Serra do Cipó e chamas estão quase controladas

Cristina Barroca - Hoje em Dia
16/10/2014 às 11:33.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:38
 (Jorge Luiz Davis)

(Jorge Luiz Davis)

Após garoa durante a madrugada desta quinta-feira (16), na Serra do Cipó, na região Central do Estado, o combate ao incêndio na região apresentou resultados positivos. As equipes estão otimistas para combater o rescaldo do fogo amenizado pela chuva. Até o momento, desde sexta-feira (10), foram 3 mil hectares queimados dentro do Parque Nacional e mais 5 mil hectares no entorno.

Um helicóptero fez um sobrevoo pela manhã desta quinta e constatou ainda quatro frentes de queimadas na região: duas na zona rural do município de Santana e duas no interior do parque.

As equipes foram divididas estrategicamente. São sete brigadistas atuando na Grande Pedreira, que é uma área de escaladas; 14 homens nos currais (interior do parque); mais oito brigadistas no João Congo, zona rural do município de Jaboticatuba e 19 no Alto Palácio.

Um total de 30 brigadistas estão na sede e serão redistribuidos mais tarde para revezamento. Há combatentes agindo por terra e mais dois "Air Tractors" que atuam pelo ar.

O Parque Nacional Serra do Cipó foi fechado para visitação desde segunda-feira (13). Segundo a analista ambiental do parque, Paula Ferreira, não há previsão de reabertura até que o fogo esteja totalmente controlado.

Os primeiros focos de incêndio começaram a aparecer na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Alto Palácio na sexta. As chamas se alastraram para a unidade de conservação no sábado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por