Que tal mesclar a gastronomia com empreendedorismo? Em 24 de janeiro, as Faculdades Promove e Kennedy realizarão dois minicursos gratuitos para quem tem interesse em ganhar dinheiro e pôr, literalmente, a mão na massa. As capacitações “Confeitaria francesa” e “Pão de queijo: faça e ganhe dinheiro” ocorrerão na unidade Prado, na região Oeste de Belo Horizonte. Os alunos que participarem receberão certificados.

Sem exigir qualquer conhecimento prévio, na primeira atividade do dia, no parte da manhã, o tradicional quitute mineiro estará em pauta. O professor Jackson Cabral, que também é coordenador do curso de gastronomia da Faculdades Promove, ensinará, na primeira etapa, a base do pão de queijo. “Trarei a receita, ensinarei como utilizar os ingredientes. Vou explicar como funciona a ficha técnica do produto”, explica.

Segundo ele, nas duas horas de oficina, o aluno também terá noções de como produzir para empreender. “Na hora em que chegarem, vão comer um pão de queijo quentinho. Depois, colocarão a mão na massa. Faremos com dois recheios: goiabada e frango”, adiantou.

Francesa

À noite será a vez da confeitaria francesa. Quem dará o minicurso é Larissa Mamprin de Assis, formada pela Faculdades Promove e que se especializou na renomada escola Le Cordon Bleu, em Paris, em viennoiserie – alimento adocicado de massa folhada. “Vamos tratar de produtos de qualidade que podem ser feitos de forma artesanal, com baixo preço de custo, sazonais e com alta procura. Ou seja, podem ser vendidos facilmente”, garante.

No dia, Larissa demonstrará duas receitas. “Geleias artesanais, sem nenhum tipo de conservante, e as madeleines, que é um famoso petit four (pequenos biscoitos de massa fina)”, explica.

O curso será teórico, mas os alunos poderão interagir na produção dos pratos. “Com dedicação e força de vontade, todos os sonhos podem ser realizados, principalmente na área da gastronomia, que depende só de nós, profissionais, trabalharmos com muito amor e oferecer sempre o melhor para o seu cliente”.

Minicursos

Os minicursos que ocorrerão na Faculdades Promove, no Prado, fazem parte de uma ação conjunta com a Faculdades Kennedy. O grupo realizará, de 19 de janeiro a 7 de fevereiro, 11 capacitações gratuitas. As aulas serão ministradas por profissionais qualificados, que atuam nas áreas relacionadas aos temas.

"Os cursos serão gratuitos, mas de alta qualidade", frisa a gestora do projeto, Gleyzi Gomes, que também é professora do grupo. De acordo com a docente, os estudantes que concluírem as atividades receberão certificados, especificando as referidas cargas horárias.

Matrículas

Os cursos são destinados ao público externo da instituição de ensino, uma vez que o objetivo é proporcionar a capacitação a pessoas que estão fora do meio acadêmico. Vagas para alunos da faculdade são limitadas. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário on-line com dados pessoais, como data de nascimento, e-mail e telefone.

É preciso ter o ensino médio completo. Apenas os interessados na capacitação “assistência de enfermagem ao paciente com lesões cutâneas” devem ter conhecimento prévio, como um curso de técnico.

Leia mais:

Promove e Kennedy oferecem minicursos gratuitos na área da saúde; confira