As férias de julho chegaram ao fim, mas é possível ainda se divertir em atividades gratuitas que serão realizadas em Belo Horizonte e região neste fim de semana. Tem Feirinha Aproxima para os amantes da gastronomia, mostra no Cine Santa Tereza para quem gosta de um bom cinema, aulas de ioga em três parques diferentes para quem busca um equilíbrio físico e emocional…

Aos que buscam uma boa atividade cultural para fazer com as crianças, a boa pedida é o espetáculo “Rabiola, Ola, Catibiribola”, que Sílvia Negrão apresenta em Sabará. Ou aproveitar as oficinas que são oferecidas pelos equipamentos do Circuito Liberdade, como Espaço do Conhecimento UFMG e CCBB-BH.

Confira os destaques das atrações gratuitas deste fim de semana:

SEXTA (2)

Feira valoriza o feito a mão

Criação das artistas Cláudia Vilas Boas e Márcia Maria Resende, a Feira Amor de Bazar chega neste fim de semana com o objetivo de conectar uma rede de artesãos, artistas, designers de interiores, estilistas, produtores locais e comunidades que reescrevem e rememoram a história e seu passado. Nesta edição a feira está recebendo doações de roupas, cobertores e acessórios de inverno para ajudar os moradores de rua.
Onde: rua Pernambuco, 1000, loja 17, Savassi
Quando: sexta e sábado, a partir das 10h

 

Cine Santa Tereza exibe filmes sobre poetas

O MIS Cine Santa Tereza exibe este mês a mostra Palavras Plurais. A seleção de filmes conta com 21 títulos, entre cinebiografias e documentários, e cada um deles evidencia as muitas possibilidades das palavras na arte e na vida, abordando subjetividades e culturas. O filme “Noel” é o destaque deste fim de semana. Veja aqui a programação.
Onde: Cine Santa Tereza (praça Duque de Caxias, Santa Tereza)
Quando: durante todo o mês

 

Últimos dias para brincar com a Dora

Este é o último fim de semana do espaço temático "Estação Dora Aventureira". A atração promove atividades para crianças de 3 a 12 anos, como o Brinquedão da Dora (brinquedo com escalada, escorregadores e uma TV para assistir aos episódios do desenho) e o Ligue Ligue da Dora (exercício de ligar as palavras em inglês ao seu destino correto).
Onde: Nova Praça de Eventos, 2º piso, lado A do ViaShopping Barreiro (av. Afonso Vaz de Melo, 640, Barreiro)
Quando: sexta e sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 14h às 20h

 

SÁBADO (3)

Feirinha Aproxima homenageia os pais com churrasco

A tradicional Feirinha Aproxima terá uma edição dedicada aos pais. Quem comparecer à Feirinha terá a oportunidade de assistir, por exemplo, a uma aula de churrasco com o renomado Chef Penninha (autor do livro Alquimia do Churrasco), e de participar de uma brassagem de cerveja artesanal com o mestre Marco Falcone (Falke Bier) e seu filho Max Falcone. O evento também contará com opções para pessoas com restrições alimentares, como vegetarianos, veganos e celíacos.
Onde: DiamondMall (av. Olegário Maciel, 1600, Lourdes)
Quando: sábado, das 10h às 17h

 

Lian Gong no Parque Municipal

Sempre aos sábados, são oferecidas aulas de Lian Gong (prática corporal elaborada na década de 70 pelo ortopedista Zhuang Yuan) no Parque Municipal. Utilize roupas confortáveis e leve um colchonete ou canga para usar durante a atividade.
Onde: Pista de Patinação do Parque Municipal Américo Renné Giannetti (av. Afonso Pena, 1.377, Centro)
Quando: sábado, das 9h às 10h

 

Redes valorizam o blues em apresentações

Nos sábados do mês de agosto, as unidades do Mr. Hoppy e do Porks vão promover shows de blues para os clientes. Os shws são focados nos grandes nomes do gênero musical nascido nos Estados Unidos.
Onde: Mr. Hoppy (Praça Tiradentes, 41, Funcionários, e rua Montes Claros, 495, Sion) e Porks (rua Tomé de Souza, 28, Funcionários, e Praça Tiradentes, 51, Funcionários
Quando: sábado, às 20h

 

Festival de Churrasco em Contagem

O Shopping Contagem promove um evento inédito no estacionamento G4: o Festival de Churrasco. O evento gastronômico reunirá chefes especializados em cortes especiais, cerveja artesanal e shows musicais com as bandas Damatriz, Vulgo, Beerjuice, Tania Azze, Thunder Blues e Texas Flood. Haverá ainda espaço kids.
Onde: Estacionamento G4 do Shopping Contagem (av. Severino Ballesteros Rodrigues, 850, Cabral, Contagem)
Quando: sábado e domingo, das 12h às 21h

 

Oficina aborda a arte da produção da rede de pesca

O artista Davi de Jesus do Nascimento, de Pirapora, promove uma oficina com seu pai, Davi Nascimento, sobre como tecer manualmente uma rede de pesca. Será uma oportunidade de conferir de perto a confecção com um trabalhador que é marceneiro, pescador e escultor de canoas. Davi é um dos participantes da Bolsa Pampulha e trabalha coletando afetos da ancestralidade ribeirinha.
Onde: Casa Kubitschek (Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188)
Quando: sábado, das 14h às 18h

 

Marina Gomes participa de roda de samba

Aos sábados, a loja do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da capital mineira oferece o projeto Samba da Nossa Terra, em que bambas mineiros tocam uma roda. A convidada desta semana é Marina Gomes.
Onde: Armazém do Campo (av. do Contorno, 9894, Barro Preto)
Quando: sábado, às 13h13

 

Atividade mostra como se mede idade de um fóssil

Como os cientistas são capazes de estimar a idade de um fóssil? Para chegar a um número, eles precisam fazer cálculos baseados na radioatividade! Parece difícil, mas no sábado o Espaço do Conhecimento UFMG vai mostrar que é possível aprender sobre o assunto de forma simples e divertida na atividade Marcas do Tempo. Para crianças a partir de 6 anos.
Onde: Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade, 700)
Quando: sábado, às 14h

 

Crianças fazem quebra-cabeças

Neste fim de semana, as crianças que visitarem o CCBB-BH poderão participar da oficina “Como nasce uma obra de arte?” com a atividade "Fábrica de quebra-cabeças". Os participantes vão construir seu próprio jogo a partir de narrativas, formas e imagens que envolvem o acervo e o edifício do Centro Cultual. Ao final, eles poderão levar as peças produzidas para casa.
Onde: CCBB-BH (Praça da Liberdade)
Quando: sábado e domingo, às 11h e 15h

 

DOMINGO (4)

Três parques recebem aula de ioga

Neste domingo, vai ter aula de ioga gratuita para toda a população em três parques: Rosinha Cadar, Jacques Cousteau e Marcos Mazzini. Utilize roupas confortáveis e leve um colchonete ou canga para usar durante a atividade.

Onde e quando: Parque Rosinha Cadar (rua Rodrigues Caldas, 351; Rua Matias Cardoso, 126, Santo Agostinho), das 9h45 às 11h45; Parque Marcos Mazzoni (rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1022, Cidade Nova), das 9h às 10h30; Parque Jacques Cousteau (rua Augusto José dos Santos, 366, Betânia), das 10h às 11h30

 

Sílvia Negrão se apresenta em Sabará

O musical “Rabiola, Ola, Catibiribola” é o mais recente espetáculo, dedicado a crianças, desenvolvido pela cantora, compositora e educadora Sílvia Negrão. Ela e seus músicos encenam as imagens contidas nas canções, fascinando a meninada com uma bela mostra de músicas e cantigas tradicionais. Ele será apresentado gratuitamente pelo programa Diversão em Cena ArcelorMittal.
Onde: Cine Bandeirantes (praça Augusto Dias, 21, Centro, Sabará)
Quando: domingo, às 16h

silvia negrão

Sílvia Negrão e sua turma se apresentam em Sabará

 

Oficina esportiva na Savassi

No BH é da Gente – Savassi deste domingo, haverá Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço; oficina esportiva (espaço para recreação com equipamentos de esporte, como futebol, mesa de pingue pongue, rede para voleibol ou badminton, mesa de totó e tabela de basquete); e brincadeiras tradicionais.
Onde: trechos das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas
Quando: domingo, das 8h30 às 13h

 

Artistas de circo se apresentam no Caiçara

Termina neste domingo o projeto "Garagens Periféricas", que levou apresentações circenses gratuitas com cerca de 20 artistas para vários endereços periféricos de Belo Horizonte. A última parada acontece no bairro Caiçara.
Onde: Rua Frei Orlando, 148, Caiçara
Quando: domingo, às 10h

 

Crianças aprendem sobre caminhos do movimento

Há quem pense em números, fórmulas e conceitos físicos quando escuta as palavras energia e movimento. Existem ainda aqueles que logo evocam as artes: dança, música, teatro. Ninguém está errado! Esses dois conceitos envolvem os mais diversos aspectos das nossas vidas. A atividade Caminhos do Movimento: ritmo vai confirmar isso. Para crianças a partir de 6 anos.
Onde: Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade, 700)
Quando: domingo, às 15h

 

Forró, samba e sertanejo no Mineirinho

Quem for à Feira de Artesanato do Mineirinho vai poder curtir os shows da banda Diga Lá, com sucessos de forró, pagode e samba, e da dupla sertaneja Júlio César & Aldair. O espaço conta ainda com espaço kids e estacionamento próprio.
Onde: Mineirinho (avenida Antônio Abrahão Caram, 1000, São José, Pampulha)
Quando: domingo, às 12h

 

Contação de histórias e músicas

O Projeto "Era Uma Vez" recebe os contadores Aline Medeiros e Túlio Rocha neste domingo. As crianças vão conhecer as histórias "A Bruxa Chulezenta" e "Toc Toc Toc", sendo esta uma oportunidade para os pequenos aprenderem brincadeiras musicais.
Onde: Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000)
Quando: domingo, às 14h