Gesteira, povoado de Barra Longa, está isolado; 200 famílias foram atingidas

Renato Fonseca - Hoje em Dia
07/11/2015 às 14:49.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:23

Pelo menos 200 famílias do povoado de Gesteira, em Barra Longa, a 60 km de Mariana, foram atingidas pelo rompimento das barragens de Fundão e Santarém, da Samarco Mineradora. A comunidade fica a 18 km da sede do município. A tragédia ocorreu na tarde da última quinta-feira (5).

A região conhecida como "parte velha" foi a mais afetada. Quinze casas foram completamente destruídas e muitas outras tiveram os cômodos invadidos pela lama. A escola municipal, com capacidade para 30 alunos, está entre os imóveis arruinados.

Até o momento, o acesso à região é possível apenas por helicópteros, já que quatro pontes vieram abaixo e a principal via de ligação entre a cidade e o povoado está tomada pela lama em cerca de 500 metros de extensão e três metros de altura. Equipes estão tentando levar máquinas até o local para começar a retirada da sujeira.

Segundo o prefeito de Barra Longa, Fernando José Carneiro Magalhães (PMDB), a principal ajuda necessária, agora, são caminhões-pipas. Não há registro de feridos na região.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por