Um novo golpe tem tomado conta dos grupos de WhatsApp de todo o Brasil nesta quarta-feira (1º). Uma mensagem, acompanhada de um link supostamente vindo do site da TAM Linhas Aéreas, sugere que o usuário pode facilmente "ganhar" duas passagens aéreas em comemoração ao aniversário de 50 anos da companhia.

Para isso, o usuário só precisaria responder quatro perguntas após clicar no link enviado. 

O problema é que, em vez de ganhar as passagens, tudo o que o internauta que entrar na brincadeira vai conseguir é instalar um vírus no smartphone que poderá coletar suas informações pessoais, cadastrá-lo em serviços de mensagens pagas e compartilhar o golpe com outros usuários presentes nos contatos do aparelho. 

Leia mais:
Estado se tornou um dos principais polos de desenvolvimento de tecnologia
Segurança eletrônica no país deve crescer 6% este ano
Desligamento da TV analógica começa nesta quarta-feira em Brasília

Felizmente, a ameaça pode ser facilmente identificada. Além de diversos erros de português no texto, a mensagem trata a empresa área com o nome antigo. A companhia, após fusão com a LAN no ano passado, passou a se chamar Latam Linhas Aéreas Brasil e não há qualquer indício de que esteja completando 50 anos de existência em 2016. 

Outro fator importante é que o endereço da promoção não tem qualquer ligação com o site da companhia aérea, respondendo apenas por "101promo.net".

De acordo com o portal Olhar Digital, essa referência é apenas uma variação de “promoções” de outras empresas como cupons do McDonalds e do Burger King, Starbucks, Zara, entre outras. 

Por meio de nota, a LATAM informou que a promoção é falsa e que só divulga suas campanhas, ofertas e promoções em seus canais oficiais.