Ayô. Este é o nome do novo gorilinha macho que nasceu no dia 8 de maio no Zoológico de Belo Horizonte. A escolha ocorreu após votação popular e foi divulgada nesta sexta-feira (1º). O nome iorubá significa alegria. 

Ayô teve 40,44% dos votos e venceu Kong (“porto” em chinês) e Toriba (“felicidade” em tupi-guarani). O mascote é o mais recente filhote da gorila Imbi com Leon.

Espécie

Os gorilas adultos que vivem no Zoológico de BH tiveram origem em instituições diferentes: as fêmeas Lou Lou e Imbi vieram do Reino Unido e o macho Leon (nascido em Israel) veio de Tenerife, na Espanha (do Zoo Loro Parque). 

O empréstimo dos animais somente foi possível após a recomendação da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (European Association of Zoos and Aquaria, EAZA, em inglês) e depois da obtenção de licenças junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Ministério da Agricultura.

Já os filhotes são belo-horizontinos. Sawidi (cujo nome de origem tupi-guarani significa amado, desejado) é o primeiro gorila nascido em zoológico na América do Sul. Ele veio ao mundo no dia 5 de agosto de 2014. Já seu irmão por parte de pai, Jahari (nome de origem africana que tem como significado jovem forte e poderoso), nasceu um mês depois, no dia 10 de setembro.

Leia mais:
Votação popular decide qual é o nome do gorilinha do zoológico de BH