Governador entrega 24 ambulâncias para o Samu de municípios mineiros

Hoje em Dia
27/01/2016 às 17:51.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:11
 (Manoel Marques/Imprensa MG)

(Manoel Marques/Imprensa MG)

Nesta quarta-feira (27), em Belo Horizonte, o governador Fernando Pimentel entregou 24 ambulâncias a 11 municípios e três consórcios de saúde que contam com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

O governador ressaltou a necessidade de regionalizar as políticas públicas de saúde, a fim de melhorar a qualidade do atendimento médico da população. Pimentel lembrou ainda de sua participação na criação do Samu pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em 1993, quando era secretário municipal da Fazenda.
 
Além disso, o governador lembrou os contratos assinados recentemente para implantar Samus regionais em Uberlândia, Ipatinga, Divinópolis e Governador Valadares, que serão a base do serviço para atender outras 167 cidades. “Aos poucos, nós vamos chegar com atendimento do Samu aos 853 municípios de Minas Gerais. Acho que isso é um dever nosso, é um compromisso do governo cuidar da saúde como prioridade absoluta”, afirmou Pimentel.

Investimentos

Atualmente, a frota de Samus regionais e municipais no Estado é de 246 ambulâncias. Será implantado um processo de regionalização do Samu em Ipatinga, Patos de Minas, Poços de Caldas, Uberaba e Governador Valadares, que já contam como serviço, para aumentar o atendimento em mais municípios. Além disso, receberão ambulâncias, Montes Claros, Barbacena e Teófilo Otoni, que já têm o serviço regionalizado e integram consórcios.

Os veículos entregues foram doados pelo Ministério da Saúde para a Secretaria de Estado de Saúde, que os repassou aos municípios como parte da política de renovação da frota. O investimento feito foi de R$ 3,3 milhões.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por