O governador Fernando Pimentel entregou, nesta sexta-feira (23), seis ambulâncias para o município de Betim e outras sete para Contagem. As Unidades de Suporte Básico (USB) serão destinadas à renovação da frota e reserva técnica, fortalecendo a rede de Urgência e Emergência de Minas Gerais e garantindo mais segurança e qualidade no atendimento médico aos mineiros. O investimento com a compra dos veículos foi de R$ 1,57 milhão.

Juntos, os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dos dois municípios da Região Ampliada de Saúde Centro, realizam, em média, dois mil atendimentos por mês. A gestão desses serviços é realizada pelas administrações municipais que, quando necessário, acionam a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para demandas específicas.

O secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, destacou a melhora na capacidade de atendimento nos municípios contemplados. “Recentemente, tivemos uma entrega também de volume expressivo para Belo Horizonte, e isso reforça esse núcleo da região metropolitana no qual esperamos implantar o Samu Metropolitano, na gestão Fernando Pimentel”, afirmou.

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, afirmou que os novos Samus permitirão renovar a frota atual. “Betim está muito satisfeita. Nós temos cinco Samus já com idade avançada e apresentando problemas mecânicos. Agora, poderemos substituir todos eles. Isso vai fortalecer nossa capacidade de atendimento”, ressaltou.

Já o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, acredita que a população terá mais conforto para ser atendida. “Essas novas ambulâncias chegaram em muito boa hora, elas vão garantir mais segurança e mais conforto”, completou.

Regionalização

As centrais de regulação de Betim e Contagem fazem parte do projeto de regionalização do Samu 192, Região Ampliada de Saúde Centro, cuja implantação se encontra em fase de discussão. A entrega das ambulâncias integra diversas estratégias que têm sido adotadas para viabilizar o efetivo acesso da população a serviços com qualidade e segurança.

O Samu de Betim possui uma Central de Regulação de Urgências, equipada com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e três Unidades de Suporte Básico (USB) que realizam cerca de 590 atendimentos por mês. Já Contagem tem uma Central de Regulação de Urgências que trabalha com duas USAs e sete USBs que fazem, em média, 1.280 atendimentos ao mês.