Governo de Minas vai suspender cirurgias eletivas em todo Estado

Rosiane Cunha
rmcunha@hojeemdia.com.br
16/02/2021 às 18:18.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:11
 (©Marcello Casal jr/Agência Brasil)

(©Marcello Casal jr/Agência Brasil)

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG) vai ampliar para todos os municípios mineiros a suspensão de cirurgias eletivas, aquelas consideradas não essenciais. A decisão não se aplica a pacientes cardíacos ou oncológicos de maior gravidade. 

A determinação é uma ação preventiva para evitar o esgotamento da rede pública de assistência e será válida por 15 dias.

A decisão, segundo a pasta, está baseada em quatro eixos: cobertura de medicamentos, capacidade de atendimento, incidência e velocidade do avanço da Covid-19. Esses indicadores são reavaliados quinzenalmente.

Na última semana, Minas registrou aumento de 3,2% no número de casos e 4,1% nos óbitos pela Covid-19. Até esta terça, o Estado já teve 811.742 casos confirmados de coronavírus, dos quais 16.903 acabaram em morte. Nas últimas 24 horas, houve 3.049 novos registros de casos e 16 novos óbitos.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) durante a reunião do Comitê Extraordinário Covid-19  e passa a valer nos próximos dias para hospitais das redes pública e privada, contratada e conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS). 

 “A medida tem como objetivo minimizar a sobrecarga no sistema de saúde para o atendimento de pacientes com Covid-19. A ação também vai permitir que a secretaria tenha mobilidade no planejamento estratégico de readequação e redistribuição de pacientes, equipes médicas e equipamentos para regiões em que a incidência da doença está maior”, afirmou João Pinho, chefe de gabinete da SES-MG, 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por