Um novo site na internet foi lançado nesta segunda-feira (6), pelo Governo do Estado, com dados sobre a situação de Minas Gerais em diversos aspectos econômicos e sociais. A plataforma foi elaborada a partir um diagnóstico geral e será atualizado periodicamente.
 
Segundo o Estado, o hotsite Diagnóstico MG, apresenta, de uma maneira simples e interativa, os pontos relevantes divididos em dez tópicos: Agricultura, Água, Cultura, Desenvolvimento Social, Educação, Gestão e Obras, Inovação, Saúde, Meio Ambiente e Segurança.
 
Dentro de cada seção, há um texto explicativo que descreve a situação em cada área. Tabelas e infográficos ajudam na leitura e no entendimento das informações.
 
O conteúdo do hotsite apresenta a situação básica, os principais problemas e algumas propostas de ação. Além dos relatórios de cada secretaria, também foram realizadas reuniões e entrevistas com os secretários de Estado para definir o conteúdo final. 
 
 
Entre as situações apresentadas pelo diagnóstico é o  déficit no orçamento de R$ 7,2 bilhões, além de obras paralisadas, pagamentos de fornecedores atrasados, crescente desigualdade regional e carência de planejamento estratégico para crescer de forma sustentável.
 
Outro fator é que, das 550 mil propriedades rurais de Minas Gerais, boa parte não é registrada. Sem o título fundiário de posse de terra, o produtor rural não pode tirar empréstimos bancários, requisitar ligações de energia, água e esgoto.