Inaugurado em 1886 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Cine Vila Rica, em Ouro Preto, região Central do Estado, será revitalizado. A reforma será feita dentro do programa Minas de Todas as Artes, lançado em agosto do ano passado pelo governo de Minas Gerais. O anúncio da reforma foi feito durante a 11ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOp).

Com a revitalização, espera-se transformar o histórico cine numa sala de exibição que se torne referência no Estado e no país. "A expansão do mercado exibidor, com abertura de salas no interior, é uma das linhas mais importantes da política do governo estadual, que elegeu o audiovisual e a indústria criativa como prioridades para a expansão da matriz econômica mineira. Ouro Preto e o Cine Vila Rica se encaixam perfeitamente nisso", detalhou o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castelo Branco.

De acordo com a assessoria de imprensa do Executivo estadual, os investimentos serão concedidos pela Codemig, em parceria com a Secretaria de Cultura, e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).