O britânico Joshua Smythe, de 26 anos, que ficou conhecido após postar vídeos engraçados sobre a cultura mineira, criou uma vaquinha on-line para arrecadação de fundos para uma ação voluntária de combate aos incêndios na região do Pantanal, no Mato Grosso.

O jovem deixou Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, e iniciou a atuação na cidade de Poconé, a 102 km de Cuiabá, nesta quarta, juntamente com 4 bombeiros. "Estamos esperando a direção do vento, para saber onde combater o fogo. A situação é muito perigosa com o vento", disse Smythe. 

A vaquinha ajudará na compra de equipamentos, aparato respiratório e roupas próprias para o trabalho de risco. "Os moradores e guias estão financiando o combate ao incêndio e precisam de ajuda", completou. 

Até o momento, a ação colaborativa arrecadou 330 libras - o que equivale, nesta quarta, a R$ 2.234.

Incêndio no Pantanal

O fogo atinge o Pantanal há meses, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ao todo, foram registrados 14.489 focos de incêndio na região, entre janeiro e o último domingo (13).

O número é muito maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, onde houve registro de 4.699 focos. De acordo com informações da Agência Brasil, a estiagem e os incêndios têm destruído o Pantanal, secando rios, alterando a paisagem em Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso e com fumaças encobrindo a paisagem.