Grupo de motoristas do Uber faz carreata para protestar contra nova tarifa do aplicativo

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
21/09/2017 às 15:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:40
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Um grupo de motoristas do Uber fez uma carreata pela avenida Afonso Pena na manhã desta quinta-feira (21) para protestar contra a redução de 15% na tarifa praticada pelo aplicativo nas regiões periféricas da capital e em cidades da Região Metropolitana. Os motoristas saíram da Praça do Papa em direção à avenida João Pinheiro, no Centro, onde está localizado o escritório regional da empresa.

Esses motoristas não concordam com o projeto de integração metropolitana do plano UberX, que visa diminuir as tarifas em regiões onde a demanda por corridas é menor. A intenção, segundo a empresa, é incentivar os clientes que vivem em regiões mais afastadas do Centro da capital a usarem o transporte por aplicativo. Como há uma redução na tarifa, os ganhos dos motoristas é menor nessas regiões.

O projeto foi inicialmente implementado nos bairros das regiões Norte, Barreiro e Venda Nova, além dos municípios de Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Ibirité, Lagoa Santa, Centro de Nova Lima e Sabará. De acordo com a empresa, na capital mineira, apenas 26% das viagens com Uber são realizadas nos bairros distantes e cidades da Região Metropolitana atendidas pelo aplicativo.

Minoria

De acordo com Yori Takahashi, presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativos, a carreata foi feita por um número pequeno de motoristas que trabalham com o Uber. Hoje são 7 mil associados e apenas algumas dezenas teriam aderido ao protesto.

Procurada pela reportagem, o Uber preferiu não comentar o protesto do grupo de motoristas. A empresa informa que os parceiros foram avisados anteriormente sobre a mudança das tarifas na área abrangida pelo projeto de integração metropolitana e que a demanda deve aumentar nas regiões beneficiadas. Disse ainda que, embora a tarifa tenha diminuído, os motoristas poderão lucrar com um aumento no número de corridas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por